• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 30 de março de 2015

Por Dentro da Biblioteca - Você e a Biblioteca - Dona Maria Carmelita

D. Maria Carmelita do Carmo Bispo
 Foto: Taiana Figueiredo
Para mostrar a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) pelos olhos de quem a frequenta, preparamos uma série de entrevistas com frequentadores de diversos setores da Instituição. E, desta vez, a Biblioteca traz uma entrevista com Dona Maria Carmelita do Carmo Bispo, que, aos 72 anos, visitou pela primeira vez uma biblioteca, e escolheu a BPEB para este passeio. 

Dona Maria Carmelita conta que, quando criança, morava em uma cidade do interior da Bahia com sua irmã, onde frequentou uma pequena escola local e deu os seus primeiro passos no mundo da leitura. "Minha irmã me colocou na escola, onde eu aprendi o 'ABC' todo, e depois a professora mandou comprar a cartilha e a tabuada. E na cartilha tinha escrito: 'Já sei ler e escrever', e eu fiquei toda feliz porque eu já sabia ler e escrever. Mas a escola fechou e eu tive que vir para Salvador pra trabalhar e não pude mais estudar.", relembra Dona Maria Carmelita. 

Ela conta que mesmo depois de ter interrompido os estudos e sem muitas oportunidades para desenvolver a leitura e a escrita, o gosto pela leitura nunca passou, e Dona Maria Carmelita encontrou outras formas de estar sempre próxima do mundo dos livros. "Meu marido tinha um bocado de livrinhos de escola e de cordéis, e eu fui aprendendo com o cordel, apesar de ele sempre pegar os livros e jogar fora. Mas eu sempre que podia, ia lendo um livro de cordel, e as minhas filhas também foram me ajudando.", contou.

Em visita a uma biblioteca pela primeira vez na vida, no Setor Infantil da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Dona Maria Carmelita diz que não será a última visita. "Eu sempre levava minhas filhas na escola mas nunca entrei lá pra estudar, só estudei quando estava no interior com minha irmã mesmo. E também nunca entrei em um biblioteca, essa é a primeira vez. Depois que fiquei viúva sempre passei aqui pela porta, mas nunca entrei. Estou achando tudo muito bonito, e quero voltar muitas outras vezes", afirmou Dona Maria Carmelita, que ainda assistiu à uma contação de histórias com a poeta e escritora Rosana Paulo, no Setor Infantil da BPEB, na última sexta-feira (20), e se disse empolgada para conhecer os outros setores da Instituição. 

2 comentários:

  1. Parabéns minha mãe, nunca será tarde para realizar sonhos, muito orgulhosa por está importante matéria. Te amo, bjss!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns minha mãe, brilhando nas redes sociais.

    ResponderExcluir