Clique para ampliar |
O projeto Mulher em Cena 2015 já começa nesta segunda-feira (02/03), e a programação está com tudo! Iniciando as atividades, o Foyer e Vão do Foyer da Biblioteca Pública serão palco para a exposição coletiva Arte InCena Mulher, com os trabalhos das artistas Carla Calixto, Cristina Damasceno, Laís Guedes, Miriam Belo, Roberta Nascimento, Suzane Lopes, Talitha Andrade e Tina Melo. A exposição envolve técnicas com colagem fotográfica, apresentação de vídeo, instalação, mixed media (impressão digital sobre canvas), desenhos sobre parede, entre outras linguagens, e ficará em visitação aberta durante todo o mês de março podendo ser conferida das 8h30 às 21h de segunda a sexta-feira e no sábado pela manhã.
E para marcar a abertura da exposição, as oito artista se reunirão com o público para uma Roda de Conversa, onde falarão sobre seus trabalhos, processos criativos e também sobre a influência do universo feminino em suas obras. O evento, gratuito, acontece no dia 03/03, terça-feira, às 19h, no Café da Walter, subsolo da Biblioteca.
Conheça um pouco mais sobre as artistas:
Carla Calixto - Designer formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Carla realiza trabalhos voltados para a moda, incluindo estamparia, ilustrações e comunicação visual. Seu trabalho mistura estampas, desenhos, formas, texturas e cores.
Cristina Damasceno - Mestra em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Cristina é Especialista em Ótica e Fotografia Técnica. Atualmente ensina as disciplias de Fotografia 1 e Fotografia 2 na Escola de Belas Artes (UFBA), e também é professora Centro Universitário Estácio da Bahia. Cristina ainda é graduada Bacharel em Comunicação, também pela UFBA.
Laís Guedes - Graduada em Artes Plásticas pela UFBA e pós-graduada em Arteterapia pelo Instituto Junguiano da Bahia (IJBA), Lais desenvolve seus trabalhos a partir da experiência corporal, desdobrando-a para outras linguagens como gravura, desenho, fotografia, vídeo, performance e instalação. Participou de diversas exposições coletivas, recebendo, em 2010 e em 2014, Prêmio Fundação Cultural (Salões de Artes Visuais da Bahia) e Menção Especial (Bienal do Recôncavo, 2010).
Miriam Belo - Bacharel em Artes Plástica, Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), 1986, e pós graduada em Metodologia e Didática do Ensino Superior, Faculdade Católica de Ciências Econômica da Bahia (FACCEBA),2005. Miriam já participou de diversas exposições coletivas, entre elas as exposições Poéticas do Reencontro, e Lusamerica.
Roberta Nascimento - Artivista, atriz e performer, Roberta Nascimento é Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia e atualmente artista residente do Centro Cultural Ensaio. Suas obras transitam entre corpo/objeto/performance/instalação. Sua pesquisa está pautada nas técnicas de exploração dos limites do corpo; nas questões ligadas à dilatação do tempo-espaço e no o uso da exaustão psíquica e corporal como ferramenta para tratar de temas que lhe angustiam como ditadura da beleza, pedofilia e inércia social, para isso já teve seu corpo queimado por parafina e rasgado por navalhas, já andou sobre cacos de vidro e já se afogou em sangue.
Suzane Lopes - Artista visual no coletivo Movimento 1989, Suzane apresenta a instalação "Fluxos", baseando-se nos Fluxo(s) diários e invisíveis acometem o corpo e nossa estrutura emocional. O que carregamos, nome, números, endereço , verbos, nos aprisiona em dicotomias diárias.
Talitha Andrade - Talitha Andrade é natural de Vitória da Conquista e reside em Salvador desde 2000. Artista Urbana, Graduada em Comunicação com habilitação em Produção Cultural pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), desenvolve trabalhos de pinturas/grafites no espaço público e se dedica a linguagem das artes visuais
Tina Melo - Nascida em Cachoeira no Recôncavo baiano, Tina Melo é artista plástica, educadora, figurinista e maquiadora, graduada pelo Bacharelado em Artes Plásticas da UFBA, Mestranda em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas pela UFRB. Atua na área desde o ano de 2001, participando de diversas exposições coletivas e individuais: Bienal do Recôncavo nos anos de 2006 e 2008.
O Mulher em Cena 2015 é uma proposta da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, que volta toda a sua programação cultural do mês de março para a valorização do gênero feminino com uma série de atividades gratuitas, com diferentes linguagens artísticas e de comprometimento social, em celebração ao Dia Internacional da Mulher (08/03).
O quê: Exposição Coletiva Arte InCena e Roda de Conversa
Abertura: Roda de Conversa - 03/03, 19h - Café da Walter (subsolo da Biblioteca)
Visitação: 02 a 30/03, 08h30 às 21h - Foyer e Vão do Foyer da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, térreo.
Quanto: Gratuito
0 comentários:
Postar um comentário