D. Maria Carmelita do Carmo Bispo Foto: Taiana Figueiredo |
Para mostrar a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) pelos olhos de quem a frequenta, preparamos uma série de entrevistas com frequentadores de diversos setores da Instituição. E, desta vez, a Biblioteca traz uma entrevista com Dona Maria Carmelita do Carmo Bispo, que, aos 72 anos, visitou pela primeira vez uma biblioteca, e escolheu a BPEB para este passeio.
Dona Maria Carmelita conta que, quando criança, morava em uma cidade do interior da Bahia com sua irmã, onde frequentou uma pequena escola local e deu os seus primeiro passos no mundo da leitura. "Minha irmã me colocou na escola, onde eu aprendi o 'ABC' todo, e depois a professora mandou comprar a cartilha e a tabuada. E na cartilha tinha escrito: 'Já sei ler e escrever', e eu fiquei toda feliz porque eu já sabia ler e escrever. Mas a escola fechou e eu tive que vir para Salvador pra trabalhar e não pude mais estudar.", relembra Dona Maria Carmelita.
Ela conta que mesmo depois de ter interrompido os estudos e sem muitas oportunidades para desenvolver a leitura e a escrita, o gosto pela leitura nunca passou, e Dona Maria Carmelita encontrou outras formas de estar sempre próxima do mundo dos livros. "Meu marido tinha um bocado de livrinhos de escola e de cordéis, e eu fui aprendendo com o cordel, apesar de ele sempre pegar os livros e jogar fora. Mas eu sempre que podia, ia lendo um livro de cordel, e as minhas filhas também foram me ajudando.", contou.
Em visita a uma biblioteca pela primeira vez na vida, no Setor Infantil da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Dona Maria Carmelita diz que não será a última visita. "Eu sempre levava minhas filhas na escola mas nunca entrei lá pra estudar, só estudei quando estava no interior com minha irmã mesmo. E também nunca entrei em um biblioteca, essa é a primeira vez. Depois que fiquei viúva sempre passei aqui pela porta, mas nunca entrei. Estou achando tudo muito bonito, e quero voltar muitas outras vezes", afirmou Dona Maria Carmelita, que ainda assistiu à uma contação de histórias com a poeta e escritora Rosana Paulo, no Setor Infantil da BPEB, na última sexta-feira (20), e se disse empolgada para conhecer os outros setores da Instituição.
Parabéns minha mãe, nunca será tarde para realizar sonhos, muito orgulhosa por está importante matéria. Te amo, bjss!
ResponderExcluirParabéns minha mãe, brilhando nas redes sociais.
ResponderExcluir