• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

204 anos

HISTÓRIA


Clique para ampliar
A Biblioteca Pública do Estado da Bahia, a mais antiga da América Latina e primeira biblioteca pública do Brasil, completou 200 anos em 13 de maio de 2011. Atualmente, conta com um acervo de 600 mil exemplares, sendo 150 mil livros, e diversos setores como o Braille, Infanto-juvenil, Pesquisa/Referência, Empréstimo, Sala de Estudo, Periódicos, Obras Raras e Valiosas, Documentação Baiana, Artes e Audiovisual.

Com a chegada do seu aniversário de 204 anos, o Blog da Biblioteca fez esta página especial com fragmentos sobre a sua história, curiosidades, sedes e desenvolvimento - de 1811 até os dias atuais. Confira!

Parte I

A data oficial da inauguração da Biblioteca foi no dia 13 de maio de 1811, que passou a funcionar na Livraria dos Jesuítas, atual Catedral Basílica, situada no Terreiro de Jesus. A partir daí, a Biblioteca percorre uma trajetória de mudanças do seu local de funcionamento até a construção da sua sede atual:

Curiosidade
A data escolhida para a solenidade de criação – o mencionado 13 de maio de 1811 – homenageava o príncipe regente D. João VI: dia do seu aniversário

Parte II



Palácio do Governo
(antes do bombardeio)
Em 1912, com a crise política e um incêndio resultante do bombardeio na cidade de Salvador, sérios danos foram causados ao acervo da Biblioteca. Perderam-se quase todas as obras adquiridas e os móveis foram roubados. O que sobrou da Biblioteca foi transferido para a Ladeira da Praça (Prédio nº 23 da Rua Visconde do Rio Branco). Um mês depois, ela retorna para o Palácio Rio Branco e lá permanece por três meses.

Em seguida, no período de cinco meses, passa a ocupar uma sala do Arquivo Público, que funcionava na Escola de Belas Artes. Por fim, retorna à Rua Visconde do Rio Branco, dessa vez no Prédio nº 19, permanecendo no local até ser construída a sede própria em 1919.

Curiosidade
O acervo inicial da Biblioteca Pública da Bahia era constituído de três mil volumes, sendo a maioria em língua francesa, oriundos de doações de seu criador – que oferece sua biblioteca particular – e de outros colaboradores como o próprio governador da Província D. Marcos Noronha e Brito.

Parte III

Palácio Rio Branco
Em 28 de setembro de 1919 é inaugurada a primeira sede própria da Biblioteca Pública da Bahia, situada à Praça Rio Branco.  

A Biblioteca Pública da Bahia assume importante papel junto à Universidade da Bahia, patrocinando curso intensivo de Biblioteconomia com ênfase na Catalogação e Classificação de Livros e, a partir de 1947, promovendo a instalação do curso de Biblioteconomia na Bahia.

No ano de 1967, o Governo desapropria um terreno na Rua General Labatut, nos Barris e abre Concurso Nacional de Projetos em 1968, para construir novo espaço, mais moderno e funcional para a Biblioteca Pública da Bahia;

Curiosidade
Em 1927, Lígia Moraes Barbosa Gomes e Laudelina Santos Figueredo se tornam as primeiras mulheres a fazerem parte do quadro funcional. Também foi criada a Sala da Bahia, destinada a armazenar as obras referentes ao Estado.

Parte IV

Vista do Quadrilátero,
espaço aberto da BPEB

Em 05 de novembro de 1970, na gestão do governador Luiz Viana Filho, é inaugurada a sede atual da Biblioteca Pública do Estado da Bahia.

Um aspecto importante na história da Biblioteca é a conquista do espaço político-profissional da mulher no quadro funcional e na gestão desse equipamento público, comandado durante 156 anos somente por homens. A entrada de mulheres no seu quadro funcional ocorreu a partir de 1927 e, somente em 1967, Cândida Maria Santiago Linhares, Bacharel em Biblioteconomia, é a primeira mulher assumir a direção da Biblioteca.

Curiosidade
Os arquitetos Ulrico Zurcher, Henrique Alvarez e Rodrigo Pontual, da Bahia, ganharam o 1º Prêmio do Concurso Público para o Estudo Preliminar do Projeto do Edifício Sede da Biblioteca Pública do Estado da Bahia.

Parte V

Prateleiras do Setor de Empréstimo
Em 1994, o prédio da Biblioteca passa por uma reforma e seus setores são distribuídos. O setor de obras raras e a Subgerência de Atendimento ao Público (SIAP) foram para salas do Palácio Rio Branco. Metade do acervo raro e valioso foi levado e a outra continuou na Biblioteca. As outras subgerências e setores foram distribuídos em outras Bibliotecas Públicas de Salvador. Quatro anos mais tarde, a Biblioteca do Estado da Bahia é reaberta, com infra-estrutura melhorada para a devida conservação de sua coleção e conforto dos usuários.

Atualmente, a Biblioteca desenvolve atividades culturais e acadêmicas, como orientação aos portadores de deficiência visual, orientação à pesquisa, lançamentos de livros, projeções de filmes dirigidos aos concursos de vestibular com análise da temática, seminários, palestras, visitas guiadas, visitas técnicas, atendimento online voltado para pesquisa, vídeos, oficinas, exposições, teatros, espetáculos musicais, contação e história, saraus, recitais e exposições virtuais

Curiosidade
A Biblioteca sediou, em 1998, a Reunião Regional Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas.