• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

Programação

MAIO

EXPOSIÇÕES


Artes Visuais
MUNDO ENCANTADO DE CEDRAZ
Em comemoração ao nascimento do cartunista baiano Antônio Cedraz (04.05), a Biblioteca Pública do Estado da Bahia apresenta a exposição de livros e revistas do autor.
- Setor Infantil
De 04 a 31, das 08h30 às 21h

Artes Visuais
DIA NACIONAL DAS COMUNICAÇÕES
O Setor de Pesquisa e Referência realiza mostra de acervo em homenagem ao Dia Nacional das Comunicações e ao patrono das comunicações no Brasil, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.
- Setor de Pesquisa e Referência
05 a 31, das 8h30 às 18h

Bibliográfica
VIAJANTES VISITANTES E PESQUISADORES NA HISTÓRIA DA BIBLIOTECA PUBLICA
Desde sua criação em 13 de maio de 1811, a Biblioteca Pública despertou curiosidade de viajantes, visitantes e principalmente pesquisadores que ao  visitá-la deixaram  suas impressões registradas.
A exposição visa justamente lembrar a data e homenagear a Instituição bi-centenária, tão importante para a cidade do Salvador.
- Sala de Exposição - 2º andar
07 a 30, das 8h30 às 18h  

DIA DA LITERATURA BRASILEIRA
Com ênfase nos autores mais procurados no setor. o setor de empréstimos fará uma amostra do acervo sobre o Dia da Literatura Brasileira (1º/05).
- Setor de Pesquisa e Referência

De 01 a 31, das 08h30 às 18h

IMPRENSA DA BAHIA
Visando divulgar o acervo da Subgerência de Periódicos e também em homenagem ao Dia do Jornalista, faremos uma mostra com a coleção de Jornais e Revistas raros.
Subgerência de Periódicos – 1° andar
De 01 a 31, das 08h30 às 21h

Bibliográfica/Virtual
CAYMMI, O MAR E A BAHIA
Em homenagem ao nascimento de Dorival Caymmi, o Setor de Documentação Baiana aborda a vida e a obra do músico baiano.
– Setor de Documentação Baiana – 3º andar

De 10/04 a 10/05, às 15h

MÚSICA

PROJETO MÚSICA NO ÁUDIO: GRANDES ORQUESTRAS
O Setor Audiovisual irá expor os vinis de grandes orquestras do seu acervo.Também serão disponibilizados vinis para audição
– Setor de Recursos Audiovisuais – 3º andar

De 04 a 31, das 8h30 às 18h


FILMES

FILME NA BIBLIOTECA
O Setor de Recursos Audiovisuais exibe programação de filmes do seu acervo.

Sala de Projeção Luiz Orlando – 3º andar
4as às 10h e 15h

06 – A ESPERANÇA VEM DO LIXO 
Rio de Janeiro, Brasil.
Gardo (Eduardo Luís) e Raphael (Rickson Tevez) são garotos que vivem em um lixão e se deparam com uma grande aventura após acharem uma carteira com boa quantia em dinheiro entre os restos despejados no local. Eles dividem o dinheiro entre si e negam tê-la achado quando um policial surge a procura dela a mando de um político. Quando tentam descobrir o que há de tão valioso nessa carteira notam que, através de uma chave, viverão uma verdadeira caça ao tesouro.
Direção Stephen Daldry

13 - MANDELA- O CAMINHO PARA A LIBERDADE
Esta biografia relembra o percurso de Nelson Mandela (Idris Elba) desde a sua infância, em um meio rural, até a eleição democrática ao cargo de presidente da República da África do Sul.
Direção: Justin Chadwick

20 – 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO
1841. O filme conta a história de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), escravo liberto que vive com sua família e passa por momentos difíceis após ser iludido com uma promessa de emprego, seqüestrado, acorrentado e vendido como escravo. Solomon precisa superar todas as humilhações sofridas para sobreviver durante longos doze anos de exploração.
Direção: Steve Mc Queen

27 - A CULPA É DAS ESTRELAS
A adolescente Hazel Lancaster (Shailene Woodley) é diagnosticada com câncer e uma droga experimental a mantém viva; sua vida muda quando conhece Augusto Waters (Ansel Elgort), que também sofre de câncer. As visões distintas sobre suas doenças não os impedem de se apaixonarem e, juntos, vivem conflitos da adolescência e o primeiro amor, lutando para manterem-se otimistas e fortes.
Direção: Josh Boone


APOIO: Locadora Vídeo & Cia – Site: www.locadoravideoecia.com.br

CINE VÍDEO
Toda TERÇA e QUINTA às 10h e 15h
– Setor Infantil – Térreo

05 e 12 - A FUGA DAS GALINHAS
A vida curta e monótona das galinhas na granja da Sra. Tweedy muda completamente quando Rocky, um galo vindo dos EUA surge voando por cima da cerca da granja. Rocky se apaixona por Ginger, que é destemida e sonha com uma vida melhor. Juntos, os dois arquitetam um plano para conseguir liberdade. No entanto, Rocky e Ginger logo se vêem correndo contra o tempo quando a Sra. Tweedy decide que é hora de mandar a granja inteira para a o forno.

07 e 28 - VIDA DE INSETO
Todo ano, os gananciosos gafanhotos exigem uma parte da colheita das formigas. Mas quando algo dá errado e a é colheita destruída, os gafanhotos ameaçam atacar e as formigas são forçadas a pedir ajuda a outros insetos para enfrentá-los numa batalha.

14 e 26 - OS CROODS
Em plena era pré-histórica, escondidos na maior parte do tempo dentro de uma caverna, vivem Grug, a esposa Ugga, a vovó, o garoto Thunk, a pequena e feroz Sandy e a jovem Eep. Eles são os Croods, família liderada por um pai que morre de medo do mundo exterior. Mas grandes transformações acontecem, pois Eep acaba conhecendo o jovem Guy, que a apresenta a um incrível mundo novo, para o desespero do pai protetor. Agora eles enfrentarão grandes desafios e se adaptarão a uma nova e divertida era.

19 - ABELHINHAS
Em uma colméia onde as coisas funcionam de forma sempre igual, vivem Abelardo e Belinha, duas abelhinhas atrevidas que querem seguir suas emoções e não só seguir regras. Abelardo é um pequeno soldado que, na verdade, quer fazer mel. Já Belinha produz mel, mas sonha em lutar. O responsável pelo mel, porém, é um cozinheiro desastroso que acaba colocando toda a colméia em risco com seu terrível mel. Juntos, Abelardo e Belinha vão tentar mudar o rumo da história e transformar seus próprios caminhos.

21 - MADAGASCAR 3
Os amigos Alex, Marty, Melman, Gloria, rei Julien e os pinguins deixam o continente africano rumo à Europa. Eles vão parar em Mônaco, onde passam a ser perseguidos por uma obcecada agente de controle animal. Em plena fuga, o grupo encontra abrigo em um circo em crise. Logo eles passam a ajudá-lo, iniciando um processo de revitalização que poderá levá-los a uma turnê nos Estados Unidos e, consequentemente, de volta para casa


APOIO: Locadora Vídeo & Cia – Site: www.locadoravideoecia.com.br

HORA DE OUVIR HISTÓRIA


CLÁSSICOS INFANTIS E MÃES
Leitura de clássicos infantis e de histórias sobre o Dia das Mães (10/05). Facilitadoras: Rita Telles e Camila Araújo
Facilitadoras: Rita Telles e Camila Araújo
– Setor Infantil - Térreo

 2ª e 6ª, às 10h e 15h

OFICINAS

Artística
UM PRESENTE ESPECIAL
Em comemoração ao Dia das Mães, os participantes produzirão uma lembrança para suas mães com material reciclável.
Facilitadoras: Rita Telles e Camila Araújo
– Setor Infantil - Térreo
Dia 06, às 15h

VIVA A BIBLIOTECA!
Após a leitura de histórias, as Em comemoração aos 204 anos da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, dia 13, será realizado um bate-papo com os participantes sobre a sua história e em seguida serão realizadas dinâmicas lúdicas  e educativas sobre o tema.
Facilitadoras: Rita Telles e Camila Araújo
– Setor Infantil - Térreo
Dia 13, às 15h

DOCE MEL
Em comemoração ao Dia do Apicultor, 22, os presentes irão confeccionar de uma maquete coletiva representando uma colméia, após a leitura sobre a produção do mel.
Facilitadoras: Rita Telles e Camila Araújo
– Setor Infantil - Térreo
Dia 15, às 15h

PÉROLA NEGRA
Em comemoração ao Dia da África, 25, os participantes confeccionarão adereços africanos com material reciclável.
Facilitadoras: Rita Telles e Camila Araújo
– Setor Infantil - Térreo
Dia 20, às 15h

CORES E FORMAS
Após a leitura sobre as cores, os participantes confeccionarão objetos com material reciclável.
Facilitadoras: Rita Telles e Camila Araújo
– Setor Infantil - Térreo

Dia 27, às 15h