• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

Serviços

Cessão de Espaço
A Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) disponibiliza para todos a utilização de seus espaços para eventos de cunho cultural, social e educativo, através do serviço de Cessão de Espaço. São 05 ambientes (Quadrilátero, Sala Katia Mattoso, Sala de Projeção Luiz Orlando, Foyer, Vão do Foyer) e duas Salas de Aula, com diferentes acomodações e oferecidos sem cobrança de taxa. Mais que um serviço de utilidade pública, é você, cidadão, realizando eventos na Biblioteca.

Veja fotos e saiba mais sobre nossos espaços: http://migre.me/6hTCd

1. Como agendar?

Entre em contato com a direção da Biblioteca Pública do Estado da Bahia por e-mail (bpeb.fpc@fpc.ba.gov.br) ou por telefone (71) 3117-6085/6084 para consultar a disponibilidade do espaço. Se o espaço estiver disponível, será feito o seu pré-agendamento até o envio de um ofício (pessoa jurídica) ou carta de solicitação (pessoa física) que formalize o pedido do espaço. Nesse documento devem constar as seguintes informações:

·        Espaço(s);
·        Data e horário do evento;
·        Público estimado;
·        Resumo da proposta do evento;
·        Contato da pessoa ou instituição solicitante.

Após o recebimento do ofício, o evento será avaliado pela direção da Biblioteca. Com a autorização da diretoria, o responsável pelo evento é convidado a comparecer na Biblioteca e assinar o TERMO DE RESPONSABILIDADE.  Juntamente com o termo, o responsável receberá o REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DA BPEB e a LISTA DE MATERIAIS com os itens que deverão ser fornecidos em contrapartida à utilização do espaço (água mineral e material de limpeza)*.
*A quantidade dos itens será solicitada de acordo com o público estimado para o evento e deverá ser entregue com, no mínimo, 15 dias de antecedência.

2.      Recomendações!

 Se você tem interesse em realizar o seu evento ou ação cultural em um de nossos espaços, você deve observar alguns pontos:
  • Respeitar a rotina de funcionamento da Instituição como: horário de funcionamento, volume de som, etc;
  • Verificar qual o espaço mais adequado para o seu evento;
  • Utilizar a logomarca da Fundação Pedro Calmon em todo o material de divulgação do evento;
  • Em caso de desistência de utilização do espaço, a Biblioteca deverá será informada com, no mínimo, 30 dias de antecedência;
  • Zelar pelo patrimônio público.

Visita Guiada/Técnica
O programa Visita Guiada ou Visita Técnica, realizado pelo Viva - Núcleo de Produção Cultural, é destinado a instituições escolares/sociais, universidades e frequentadores interessados em conhecer os espaços do prédio. Para agendar visita na Biblioteca basta enviar um ofício ou e-mail em atenção à diretora Ivana Lins com as seguintes informações:

- Dia e horário;
- Faixa etária do grupo.

Esse ofício pode ser entregue pessoalmente na direção da BPEB (3º andar), ou enviado por e-mail (bpeb.fpc@fpc.ba.gov.br). Após o envio desse documento, é só aguardar a confirmação!

As visitas são realizadas no horário de segunda a sexta, de 9h às 12h e de 14h às 17h. Recomenda-se um grupo com no máximo 30 pessoas, para um deslocamento adequado pelos espaços da Biblioteca.

A visita dura em média duas horas, afinal, são 04 andares de muitos livros e informação!

Para mais informações: (71) 3117-6079 (Viva - Núcleo de Produção Cultural)/ 3117-6085 (Direção).

Ações Culturais
Alinhada às missões-chave da biblioteca pública colocadas no Manifesto da Ifla/Unesco sobre Bibliotecas Públicas, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) promove uma série de ações culturais durante todo o ano.

O Viva - Núcleo de Produção Cultural, único gestor de ações culturais em bibliotecas do Estado da Bahia, organiza toda a programação da BPEB, a exemplo de exposições, shows, oficinas, seminários e mostras.

Em 05 de novembro, Dia Nacional da Cultura, acontece a Lavagem da Biblioteca, única lavagem "profano-literária" do calendário cultural da cidade que leva o livro e a leitura para as ruas.

Wi-Fi Zone
A Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) oferece mais um serviço para facilitar os estudos de seus frequentadores: a rede Wi-Fi. A internet sem fio é disponibilizada todos os dias e em toda a Biblioteca, sem a necessidade de utilização de senha. Para desfrutar desse serviço é simples: basta ter um aparelho que se conecte à rede, como notebooks, celulares e/ou tablets.

Centro Digital de Cidadania (CDC)
O Centro Digital de Cidadania (CDC) é uma sala equipada com computadores que podem ser utilizados para acesso às páginas da web, o correio eletrônico, produzir trabalhos e documentos, desenvolver estudos e pesquisas. Além disso, oferece capacitação através de cursos e oficinas.

No CDC você encontra informação, conhecimento, qualificação profissional e cultura através da tecnologia digital!

O objetivo do CDC é possibilitar ao cidadão, especialmente o de baixa renda, o livre acesso às tecnologias da informação e comunicação.