Foto: Taiana Figueiredo |
O Projeto Mulher em Cena 2015, proposta da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, promoveu na última sexta-feira, 20 de março, a 4ª edição do Bate-papo Tirando de Letra - Mundo Mulher, com o tema Lugar de Mulher é na Política!.
O evento recebeu 6 mulheres de diferentes seguimentos profissionais para discutir o papel político da mulher na sociedade, além de compartilharem suas experiências e os desafios encontrados em suas carreiras. Entre as convidadas, estiveram presentes a secretária de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), Olívia Santana, a cordelista e professora da Universidade Federal da Bahia-UFBA, Salete Maria, a integrante da equipe da Coordenação de Juventude da Secretaria de Relações Institucionais (SERIN), Luana Soares, a coordenadora geral da Casa Cristal Lilás da Bahia, Sandra Muñoz, a mestranda em Cultura e Sexualidade (CUS-UFBA), Viviane Vergueiro e a coordenadora do Movimento Sem Teto da Bahia Democrático de Luta (MSTB/DL), Cleide Coutinho.
Durante o bate-papo, mediado por Amélia Maraux, professora da UNEB e membro do Núcleo de Gênero e Sexualidade – Nugsex Diadorim, na mesma instituição, as convidadas ressaltaram a importância da participação feminina em debates políticos. “Tudo é feito para nos negar no cenário político. Contudo, ao mesmo tempo em que a gente reclama da falta de mulheres, é preciso repensar sobre esta opção, pois mulheres que conseguiram certo grau de elaboração política, na hora da disputa acabam dando para trás, tendo em vista as dificuldades e diversos tipos de problemas que surgem”, frisou a secretária da SPM-BA, Olívia Santana.
Foto: Taiana Figueiredo |
As convidadas ainda debateram sobre a importância da realização de eventos para a valorização do feminino, como o Bate-Papo Tirando de Letra - Mundo Mulher, durante todo o ano, e não somente no Dia Internacional da Mulher. A noite foi encerrada com um pocket show da cantora Dinha Dórea.
O Projeto Mulher em Cena 2015 é uma proposta da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, que volta toda a sua programação cultural do mês de março para a valorização do gênero feminino com uma série de atividades gratuitas, com diferentes linguagens artísticas e de comprometimento social, em celebração ao Dia Internacional da Mulher (08/03).
0 comentários:
Postar um comentário