• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 26 de março de 2015

Dica Cultural: Instituto Histórico comemora os 466 anos de Salvador com seminário sobre Mulheres

Clique para ampliar
O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, com o apoio da Secretaria de Cultura, promove dois importantes eventos nesta sexta-feira (27 de março), em homenagem aos 466 anos de Salvador e ao Mês das Mulheres. Das 14h às 17h, será realizado o Seminário Produção Científica Feminina na Bahia: Pesquisas e Pesquisadoras. O encontro é composto por duas mesas redondas, com o objetivo por em evidência parte do que é produzido nos diversos Programas de Pós Graduação do Estado no que concerne às Mulheres tanto do ponto de vista das pesquisadoras quanto dos temas pesquisados.  Interessados devem se inscrever gratuitamente no site ighb.org.br

Após o seminário, das 18h às 22h, será lançada a Coleção Bahia Plural, pela Editora Kalango. Trata-se do conjunto de cinco livros, frutos das teses de dissertações de cinco professores baianos, que tratam de períodos e temas diversos da História da Bahia, com valor científico e cultural.  Os autores estarão presentes autografando os exemplares, que serão disponibilizados em box promocional pelo custo de R$ 40,00 (quarenta reais).

Formam o conjunto os livros: “O Coronel Negro: Coronelismo e poder no Norte da Chapada Diamantina” (Moisés O. Sampaio), “A medida das raças na mistura imperfeita. O discurso racial de Pedro Calmon (1922/1933)” (Mariele S. Araújo), “De medos e esperanças. Uma história das crenças apocalípticas, messiânicas e milenaristas no contexto do movimento de Belo Monte (1874-1902)” (Vanderlei M. Costa), “Loucos e Pecadores: suicídio na Bahia no século XIX” (Jackson Ferreira) e “História das mulheres, feminismo e política na Bahia” (Claudia Andrade Vieira).

O quê: Seminário e Lançamento Literário: Coleção Bahia Plural
Quando: 27 de março, das 14h às 22h
Onde: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade
Quanto: Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário