• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 17 de março de 2015

Legados Raros: Naufragio e Lastimoso Successo da Perdiçao de Manoel de Sousa de Sepulveda

CORTE REAL, Jeronimo. Naufragio e lastimoso successo da perdiçao de Manoel de Sousa de Sepulveda, 
e dona Lianor de Sá, sua mulher e filhos. - Lisboa : Na Typografia Rollandiana, 1783.  xv, 351p.  16 cm.
Criada em 1811 com acervo de 3.000 volumes, em sua maioria em língua francesa, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) teve como seu primeiro administrador o próprio idealizador e autor do plano para sua criação, Pedro Gomes Ferrão de Castellobranco, e nesses dois séculos de história, constituiu e preservou uma coleção literária rara e especial, de fundamental relevância para pesquisa. Atualmente a Subgerência de Obras Raras e Valiosas guarda a coleção histórica, rara e especial, com acesso restrito, consulta local e previamente agendado. O acervo se mantém sob a gestão da bibliotecária Célia Maria de Almeida Mattos.

Com o intuito de levar ao conhecimento público este acervo tão especial, a Biblioteca preparou esta série de postagens com alguns dos exemplares mais raros e curiosos encontrados em nossas estantes.  Confira:

"Naufragio e Lastimoso Successo da Perdiçao
de Manoel de Sousa de Sepulveda"
Fotos: Juliana Neri
Naufragio e lastimoso successo da perdiçao de Manoel de Sousa de Sepulveda - Obra publicada originalmente em 1584, e esta segunda edição de 1783, também considerada muito rara. Poema épico em dezessete cantos narra o naufrágio da nau "Galeão Grande São João", o sofrimento e o trágico fim do seu comandante, Manoel de Sousa Sepúlveda, de sua família e de toda a tripulação.

O autor, Jerônimo Corte Real, foi um poeta, músico, pintor, e militar português que viveu entre os anos de 1530 e 1590. Supõe-se que Corte Real pode ter nascido em Lisboa ou na ilha Terceira, nos Açores, em uma família nobre, pioneira na descoberta e colonização da Terra Nova (Canadá).

O exemplar da BPEB se encontra em razoável estado de conservação, com marcas de  restauro anterior, cortes prejudicados pela encadernação não original, páginas manchadas, porém  sem muito prejuízo do texto.       

A Subgerência de Obras Raras e Valiosas funciona de segunda a sexta, das 08h30 às 18h, 2º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris. Mais informações: 71 3117-6090 

0 comentários:

Postar um comentário