• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 5 de março de 2015

Novo diretor da Fundação Pedro Calmon toma posse nesta segunda (9)

Clique para ampliar
Nesta segunda-feira (9), às 10h, Zulu Araújo tomará posse como novo diretor geral da Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). A solenidade – aberta ao público – acontecerá na Sala Walter da Silveira (Biblioteca Pública do Estado), nos Barris, e reunirá gestores públicos, dirigentes, lideranças de movimentos sociais e público ligado às áreas de atuação da Fundação, como Bibliotecas, Livro e Leitura, Memória e Arquivo Público. O secretário de Cultura do estado, Jorge Portugal, estará presente.

Nomeado pelo governador, Rui Costa, no dia 27 de fevereiro, Zulu assume o cargo que foi ocupado até então pela produtora cultural, Fátima Fróes. Em sua trajetória destaca-se um vasto currículo na promoção, pesquisa e divulgação da cultura brasileira, experiência adquirida na gestão de diversos eventos culturais no Brasil e no exterior, entre  os anos de 2003 a 2007. Deste último até 2010, Zulu Araújo presidiu a Fundação Cultural Palmares (2007-2010), que é ligada ao Ministério da Cultura. Entre 2011 e 2012 foi diretor da Casa da Cultura da América Latina, na Universidade de Brasília (UnB).

Para o novo diretor geral a prioridade será consolidar a Fundação em meio à sociedade baiana enquanto instituição forte e próxima dos cidadãos. “Trabalharemos com afinco na perspectiva de ampliar o acesso do público às políticas de valorização da leitura, a acervos raros e de valor inestimável para a memória e história da Bahia e pelo fortalecimento das Bibliotecas Públicas em todo estado”, frisou Zulu.

Perfil – Zulu Araújo é natural de Salvador e também formado em arquitetura pela Universidade Federal da Bahia. Foi diretor de Cultura e Conselheiro do Grupo Cultural Olodum durante 10 anos, administrador e coordenador cultural da Praça do Reggae, assessor do Grupo Cultural Malê, assessor especial da Secretaria de Cultura da Bahia e da Fundação Cultural do Estado, entre outros cargos. Em 1995, atuou como coordenador-geral da celebração dos 300 anos de Zumbi dos Palmares.

O quê: Posse do novo diretor geral da Fundação Pedro Calmon/SecultBA
Onde: Sala Walter da Silveira (Biblioteca Pública do Estado da Bahia – Barris)
Quando: 09 de março (segunda-feira), às 10h
Fonte: ASCOM/FPC

0 comentários:

Postar um comentário