• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Biblioteca completa 200 anos com ações culturais

No dia 13 de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) completa 200 anos de história. Para celebrar o marco alcançado por esta que é a primeira biblioteca pública do Brasil e da América Latina, uma programação especial, totalmente gratuita, se realiza nas dependências da instituição na data do aniversário. Debates, palestras, apresentações artísticas diversas e exposições fazem parte da programação.

Entre os convidados das atividades, além de autoridades e personalidades baianas, está o atual diretor da Biblioteca Nacional de Brasília, Antonio Miranda, Professor Doutor em Ciência da Comunicação, um dos defensores de que a Biblioteca Pública da Bahia, dada a sua importância, torne-se a terceira biblioteca nacional brasileira, junto com a de Brasília e a do Rio de Janeiro. Também estará presente a Professora Mestre Gina Marocci, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia, que abordará, na palestra Bicentenário da BPEB: A Bahia no Tempo do Conde dos Arcos, o contexto do governo do 8º Conde dos Arcos, Dom Marcus de Noronha e Brito (1810-1818), quando houve a criação da Biblioteca Pública do Estado, da Imprensa Baiana e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Ainda estão previstas uma performance teatral da Cooperativa Baiana de Teatro, apresentação da Camerata do Teatro Castro Alves, exibição de filmes, lançamento do Projeto de Acessibilidade para Idosos e Pessoas com Deficiência e show de encerramento da Orkestra Rumpilezz, um dos mais conceituados grupos musicais da Bahia na contemporaneidade.

 
Os Prequetés - Como parte da programação para o Bicentenário da Biblioteca, no dia 13 de maio, a Companhia Cabriola de Teatro apresenta a peça "Os Prequetés", uma livre adaptação da obra de Ana Maria Machado. O espetáculo conta a história de uma menina que não gosta de cumprir regras porque acredita que elas são inúteis, até ser levada pela sua imaginação ao País dos Prequetés, um lugar onde as regras não existem. "Os Prequetés" acontece no Setor Infantil, às 14h.

0 comentários:

Postar um comentário