• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cyro de Mattos fala sobre vida, trabalhos e doa livros à Biblioteca

Autor escreve dedicatória
à Biblioteca
Durante o "Encontro com o Escritor" realizado nesta quinta-feira (26) na Sala de Projeção Luiz Orlando, Cyro de Mattos  falou sobre sua infância em Itabuna, a juventude solitária em Salvador, os trabalhos como advogado, jornalista e escritor, além do seu processo de criação. O autor também comentou sobre a falta de valorização e espaço para escritores baianos. "Falta uma política institucional mais arrojada para através de coedições, por exemplo, fornecer certa condição para que a editora baiana que está nascendo tenha, assim, algum suporte para sobreviver e crescer".

Ao final da palestra, Cyro de Mattos recitou o poema "O Menino e o Mar", um dos vencedores do 5º Concurso Poético Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa, Almada, Portugal e anunciou a doação das obras "Poemas Escolhidos", "Alma Mais que Tudo", "O Velho Campo da Desportiva" e "Viagrária" para a Biblioteca. Leia o poema e confira um trecho do encontro:

O Menino e o Mar

Era a primeira vez
Que tinha ido ver o mar.
Todo alegre, de calção,
Peito nu e pé no chão.

Quando viu tanta água
Fazendo barulho
Sem parar, disse:

- Pai, me dê sua mão.


O "Encontro com o Escritor" é um projeto da Diretoria de Bibliotecas Públicas (DIBIP) da Fundação Pedro Calmon/SecultBA.

0 comentários:

Postar um comentário