• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Curso-oficina aborda 200 anos de poesia na Bahia

A partir do dia 06 de junho acontece o curso-oficina "200 Anos de Poesia", ministrada pelo poeta Douglas de Almeida. Com duração de três meses, o curso-oficina tem como objetivo estudar e exercitar as diversas formas de interpretar cenicamente um poema, além de traçar a poesia baiana de 1811 até os dias atuais - a vida e obra dos mais importantes escritores da época e suas escolas literárias. Ao final, será apresentado um recital dividido em duas partes. 

As inscrições já podem ser realizadas pelo e-mail douglaspoeta@yahoo.com.br  ou pessoalmente no Núcleo Biblioteca Viva (3º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia), das 9h às 17h. As vagas estão disponíveis até o dia 3 de junho. Mais informações: (71) 3117-6079.

Cronograma do curso

MÓDULO I (Junho): Barroco
Apresentação do período barroco com os poetas Gregório de Mattos, Manuel Botelho de Oliveira, e leitura da poesia de Junqueira Freire e Castro Alves, dois grandes nomes da poesia romântica.
MÓDULO II (Julho): Simbolismo e Parnasianismo Baiano
Leitura de poemas de nomes significativos do simbolismo e do parnasianismo baiano, como os poetas Arthur de Salles e Pedro Kilkerry, além da primeira poetisa baiana a publicar um livro de poemas – Anna Autran e Ildefonsa Lara César.
MÓDULO III (Agosto): Modernismo na Bahia
Estudo dos precursores do Modernismo na Bahia, Sosígenes Costa, Godofredo Filho, e dos poetas da Geração 60, entre os quais: Ruy Espinheira Filho, Maria da Conceição Paranhos, Myriam Fraga e Adelmo Oliveira.

0 comentários:

Postar um comentário