• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Conversando Com Sua História destaca Bahia como Centro das Artes entre os séculos 17 e 19

Resultado da tese de pesquisa sobre a  "Pintura Religiosa em Salvador do século XVII ao XIX", feita em Portugal, na cidade do Porto. A Professora Doutora  Maria de Fátima Hanaque Campos citou a Bahia como centro produtor e difusor das artes. Além de destacar o pintor José Teófilo de Jesus, filho de escrava  que realizou pinturas importantes como: da Igreja do Pilar; do corredor da Igreja do Bonfim, da Ordem Terceira do São Francisco e o a pintura do conjunto de eucaristia que se encontra no Museu de Artes Sacra, da instinta Igreja da Sé. 

"O aprendizado era direto, feito através da convivência da obsevação e de muito trabalho. A imitação era fundamental pois buscava-se através dos modelos obras clássicas, a perfeição da forma e tecnicas. Dessa forma, permaneciam presas a tradição ocorrendo raras inovações", ressaltou Maria de Fátima, em aula do curso Conversando com sua História.

0 comentários:

Postar um comentário