• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Cultura negra no Bicentário da Biblioteca Pública dos Barris

Orkestra Rumppilez

O dia 13 de maio na Bahia é marcado pelo aniversário de decisões que mudaram a história do país. Destes, dois fatos ainda possuem espaços reservados na agenda baiana e são marcados com celebrações, reflexões e discussões sobre seus desdobramentos atuais. Uma delas é a comemoração dos 200 anos da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB), localizada no bairro dos Barris e dirigida pela Fundação Pedro Calmon/SecultBA. Outra é a reflexão sobre a assinatura da Lei Áurea, em 1888, o acontecimento histórico que pontua a abolição da escravidão em terras brasileiras.

Pensando nisto, representantes da comunidade negra aproveitarão a comemoração dos 200 anos da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, agendada para esta sexta-feira (13), para refletir sobre as consequencias da Abolição da Escravatura. A idéia é pontuar um espaço de discussão sobre o dia seguinte a assinatura da Lei Aurea, os efeitos reais da libertação e outras pautas referentes a comunidade negra baiana. Além disso, personalidades como a cantora Márcia Short, a estilista Márcia Ganem, a apresentadora Rita Batista, a vereadora Olívia Santana, o cantor Lazzo Matumbi e o ator Jackson Costa prestigiarão as comemorações da criação da primeira biblioteca pública do Brasil e da América Latina. Na oportunidade, a partir das 19h, os artistas falarão sobre a importância do livro e da biblioteca em suas trajetórias pessoais, marcadas por superação e desafios.

Show da Rumpilezz - Outro elemento da cultura negra presente na comemoração dos 200 anos da Biblioteca Pública é a apresentação da Orkestra Rumpilezz, criada em 2006, pelo maestro Letieres Leite e baseada na percussão de matriz africana, com influência do jazz. Formada por cinco músicos de percussão (alabês) e 14 músicos de sopro, a orquestra de afro-jazz traz, em seu repertório, composições baseadas no universo percussivo baiano somadas às influencias no Candomblé e agremiações musicais da cultura negra, tais como o Samba do Recôncavo, o Ilê Aiyê e o Olodum. Toda programação do aniversário da Biblioteca, inclusive o show da Rumpilezz que acontecerá às 20h, será aberta ao público.

A biblioteca - A unidade que possui um acervo de 600 mil itens, dos quais 150 mil são livros, além de vídeos, imagens, obras de arte, documentos históricos, periódicos e obras raras e valiosas, apresenta uma extensa programação de debates a apresentações artísticas. A data 13 de maio de 2011 também celebra os bicentenários da Imprensa Baiana e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). Veja toda programação no site: www.fpc.ba.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário