Divulgação |
Em 1982, por iniciativa de movimentos sociais, foi instituído o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente em 21 de setembro.
Em comemoração a data, a UNEB vai realizar no dia 20 deste mês, a partir das 8h, no Teatro UNEB, no Campus I da Universidade, em Salvador, nova edição do Fórum de Formação Permanente em Educação Inclusiva. A iniciativa é promovida pelo Núcleo de Educação Especial (Nede), órgão suplementar vinculado à Reitoria da instituição, em parceria com o grupo de pesquisa Inclusão e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC).
Para participar, os interessados devem se inscrever (gratuitamente) por meio de formulário digital – até o dia do fórum – e doar um quilo de alimento não perecível ou uma lata de leite (400g), que deverá ser entregue na recepção da atividade. Os mantimentos arrecadado serão entregues para instituições filantrópicas. O fórum, que é aberto a comunidade externa, tem como público-alvo estudantes, docentes, gestores, pessoas com deficiência e demais interessados pela temática.
De acordo com a professora da UNEB Jaciete Barbosa, os estudos sobre a deficiência, reconhecidos internacionalmente como disability studies, representam um movimento intelectual constituído para pensar a deficiência na perspectiva dos direitos humanos, em uma dimensão social, política e, sobretudo, humana.
“O evento visa promover reflexões e debates acerca dos direitos das pessoas com deficiência na sociedade, sobretudo no que tange a educação, inclusão e acessibilidade em diferentes contextos.Pretendemos trocar conhecimentos para também tecer proposições em prol da defesa dos direitos das pessoas com deficiência no estado da Bahia”, destaca Jaciete, que coordena a iniciativa.
A programação do fórum, que tem como tema a Deficiência na Perspectiva dos Direitos Humanos, reserva mesa-redonda, exibição de documentário e apresentação cultural. Foram convidados para o evento o reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, e demais representantes da administração central da universidade, o superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef) da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Alexandre Barone, o representante da ONG Vida Brasil, Heron Cordeiro e o professor do curso de Direito da UNEB, Pedro Camilo de Figueirêdo.
SERVIÇO
O quê: Fórum de Formação Permanente em Educação Inclusiva.
Onde: Teatro da UNEB - Campus I, Salvador.
Quando: Dia 20 de setembro, a partir das 08h.
Quanto: Gratuito
Informações: Nede / Campus I – (71) 3117-5384 / 2331 / 2222.
Fonte: Portal UNEB - http://migre.me/g7m0C
0 comentários:
Postar um comentário