• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Dica Cultural: Solar Ferrão recebe exposição que aborda amizade entre Caribé e Jorge Amado

Clique para ampliar
O Solar Ferrão recebe a exposição 100×100 Carybé Ilustra Jorge Amado, que busca promover uma reflexão sobre a cultura da Bahia, através do relato da amizade entre dois grandes ícones, responsáveis por obras de extrema originalidade e beleza. Com curadoria de Solange Bernabó, filha de Carybé, e projeto expográfico assinado pelo arquiteto Daniel Colina e pelo designer Gabriel Bernabó, a  mostra traz ilustrações de obras como O Sumiço da SantaJubiabáA MorteA Morte de Quincas Berro D’águaO Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, além de fotos que revelam diferentes momentos da amizade entre Jorge e Carybé.

No dia da inauguração da exposição, Solange vai ministrar a palestra Carybé e Jorge, Uma Amizade Centenária, que contará com a participação especial da escritora e presidente da Fundação Casa de Jorge Amado, Myriam Fraga, às 16h, nas instalações da Fundação. A filha do artista argentino radicado na Bahia vai falar como as personalidades se conheceram e os interesses em comum do ponto de vista artístico e da amizade em si. “Eles pareciam dois moleques. Quando estavam na mesma cidade, se encontravam constantemente e, quando não estavam juntos, trocavam cartas, fax… Se ainda estivessem por aqui, certamente, trocariam e-mails”, brinca.

Com sua narrativa particular, Jorge Amado revelou curiosidades sobre a Bahia, que vão desde a mescla de religiosidade e sensualidade, com cheiros, cores, sons e sabores eternizados em romances traduzidos e publicados em cerca de 60 países. Já Carybé materializou o estado em imagens. Sua vasta obra, composta principalmente por pinturas, gravuras, ilustrações, murais e esculturas, desvendam o povo baiano de maneira única. Os dois são personagens da vida real, que se cruzaram e tornaram-se irmãos, influenciando um ao outro, bebendo muitas vezes da mesma fonte e produzindo um magnífico legado.

100×100 Carybé Ilustra Jorge Amado fica em cartaz até o dia 6 de outubro e é uma realização do Instituto Carybé, em parceria com a Hasta la Luna Iniciativas Culturais, apoio da Fundação Casa de Jorge Amado e patrocínio do Grupo LM, através da Lei Rouanet. Salvador é a terceira cidade baiana a receber a mostra, que já passou por Ilhéus e Feira de Santana. O horário de visitação é terça a sexta, das 12h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. O Solar Ferrão fica na Rua Gregório de Matos, 45, Pelourinho.

Quando: Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho)
Quando: Até 06 de outubro, de terça a sexta-feira, das 12h às 18h
Quanto: Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário