• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Biblioteca recebe seminário em comemoração aos 50 anos da constituição da União Africana

Clique para ampliar
A Biblioteca recebe, entre os dias 04 e 06 de setembro, o Seminário Internacional SOMOS AFRICANOS? - Novas Estratégias para a Ascendência Africana no Brasil e na América Latina Salvador, em comemoração aos 50 anos da constituição da União Africana. A abertura acontecerá nesta quarta-feira, às 18h, na Sala Katia Mattoso (3º andar), e o encerramento, na sexta-feira, terá a apresentação musical do cantor Dão, às 20h, no Quadrilátero da Instituição.

Nos dias 05 e 06 de setembro, as atividades se iniciam às 09h, na Sala Katia Mattoso, discutindo de propostas e ações para o fortalecimento das relações da América latina e os países africanos. Outro objetivo do evento é a difusão do novo pensamento afro-brasileiro, articulado com a África e os demais países latino-americanos.

O Seminário Internacional SOMOS AFRICANOS? é promovido pelo Governo Federal, através da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir); Governo do Estado da Bahia e o Centro de Estudos Mário Gusmão (Cemag). O seminário vai reunir nomes como a ministra da Secretaria de Reparação Social da Presidência da República, Luiza Bairros; o representante da União Africana no Brasil, embaixador Manuel Lubisse; o secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Murade Isaac Muragy; o secretário de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia,  Elias Sampaio; o Presidente do Centro de Estudos Mário Gusmão (Cemag), Zulu Araújo; a procuradora geral da Fundação Cultural Palmares, Dora Lúcia de Lima Bertúlio; o jornalista e diretor executivo da Revista Raça, Mauricio Pestana, além de intelectuais e artistas como o rapper e escritor Gog; o cineasta Jefferson D.; o professor Mário Deodoro, doutor em Economia pela Universidade de Paris;  a diretora teatral, Fernanda Júlia; o autor e diretor Antonio Pompeu; professor Júlio Tavares, doutor em Antropologia.

Quando: De 04 a 06 de setembro
Abertura: 04 de setembro, às 18h
Demais dias: A partir das 09h
Onde: Sala Katia Mattoso e Quadrilátero - Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Quanto: Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário