• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Filósofa Marilena Chauí faz conferência em Salvador

Clique para ampliar
Respeitada pela obra acadêmica e pelo papel atuante nos meios intelectual e político, Marilena Chauí será a atração do Fórum do Pensamento Crítico no dia 11 de outubro, às 19 horas, no Teatro Castro Alves com entrada gratuita. A renomada filosofá e professora da Universidade de São Paulo vem a Salvador para fazer uma conferência cujo tema é “Cultura e Transformação da Sociedade Brasileira Hoje”.

Além de conhecer a interpretação do mundo contemporâneo na visão da palestrante, o público terá a oportunidade de conhecer algumas vertentes de sua trajetória: de secretária municipal de Cultura de São Paulo à sua produção acadêmica e literária de ampla repercussão. Um exemplo é o livro de sua autoria, “O que é ideologia” (Ed. Brasiliense), Coleção Primeiros Passos, com mais de cem mil exemplares vendidos. Já sua tese “A nervura do real” recebeu Prêmio Jabuti de melhor livro brasileiro de Humanidades (2000) e Prêmio Sérgio Buarque de Holanda da Biblioteca Nacional de melhor livro de ensaios (1999). Recebeu ainda títulos de Doutor Honoris Causa na França e Argentina.

Trajetória brilhante | Marilena Chauí é graduada em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1965), especialização em Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1965), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1967) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1971), onde leciona. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia. Atuando principalmente nos seguintes temas: imanência, liberdade, necessidade, servidão, beatitude e paixão.

O Fórum | De agosto a dezembro deste ano, a nova edição do Fórum do Pensamento Crítico vai discutir o tema “Cultura e transformação social”. Aberto à discussão pública e democrática, o evento terá pensadores renomados do país e do exterior, promovendo um amplo espaço de reflexão sobre temas atuais com palestrantes expoentes do meio intelectual brasileiro e de outros países. O evento conta com apoio da Fundação Perseu Abramo e da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, que incorporou as conferências como atividade de extensão. O próximo palestrante será o antropólogo argentino Néstor García Canclini, no dia 25 de outubro, no Teatro ISBA, em Ondina.

Quando: Dia 11 de outubro de 2013 (sexta-feira), às 19h
Onde: Sala Principal do Teatro Castro Alves
Quanto: Gratuito
Texto: Tom Correia (ASCOM/FPC)

0 comentários:

Postar um comentário