• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 14 de março de 2014

"Dica de Leitura" de hoje celebra o aniversário de Castro Alves

Clique para ampliar
A Dica de Leitura de hoje faz uma homenagem aos 167 anos de nascimento do poeta baiano Castro Alves. Nascido na fazenda de Cabaceiras, próxima a vila de Curralinho, hoje cidade de Castro Alves na Bahia em 14 de março de 1947, Antonio Frederico de Castro Alves é considerado um dos mais brilhantes poetas brasileiros, e é o patrono da cadeira nº 7 da Academia Brasileira de Letras. 

Apesar de ter vivido ainda no período de escravidão no Brasil e levar uma vida relativamente confortável por sua posição social, Castro Alves foi capaz de compreender as dificuldades dos negros escravizados, destacando-se por seu entusiasmo pelas causas de liberdade e justiça e sua luta contra a escravidão, tornando-se conhecido como "O Poeta dos Escravos". 

Em seus textos pode-se perceber tanto a poesia de caráter social como versos líricos-amorosos, com destaques para os poemas "Meu Segredo" (inspirado pela atriz Eugênia Câmara) e "Navio Negreiro" (o qual declamou em uma comemoração cívica contrariando os fazendeiros da época).

Conheça mais sobre o poeta na obra ABC de Castro Alves, de Jorge Amado, disponível no Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública do Estado da Bahia. Os interessados podem solicitá-lo gratuitamente, mediante a cadastro prévio feito no próprio Setor no andar térreo. 

O Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública do Estado da Bahia funciona de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 21h, e aos sábados, das 08h30 às 12h. Para fazer o cadastro é simples: basta ter mais de 13 anos e trazer um comprovante de residência e a carteira de identidade. Mais informações: (71) 3117-6021.




Clique para ampliar
ABC de Castro Alves - Jorge Amado

Neste ABC de Castro Alves, que define como uma "louvação", Jorge Amado mostra que sua relação com o "poeta dos escravos" não é apenas de admiração literária, mas de profunda identificação pessoal, tanto no plano estético como no político e ético.

O autor não se limita a reconstituir, com talento e imaginação de ficcionista, a vida pública e privada do retratado, mas busca também fazer reverberar a potência de sua poesia, cujos motivos centrais são o amor e a liberdade.

Jorge Amado nos mostra que há uma coerência entre a biografia do poeta e sua poesia. Seus amores intensos, sua ativa militância em prol da Abolição e da República, sua personalidade arrebatadora, tudo isso se traduz na veemência de seus versos.

Escrevendo em 1941, momento crítico da Segunda Guerra, quando o Brasil ainda não entrara no conflito, o autor chama a atenção para o caráter engajado e libertário de Castro Alves. Nesse contexto se explicam as diatribes de Jorge Amado, nas notas, contra Machado de Assis e Mário de Andrade, vistos por ele como artistas que se esquivaram da luta política.

Circunstâncias históricas à parte, ecoam nessas páginas as palavras mais calorosas do poeta que amou intensamente e conflagrou as ruas de Salvador, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo antes de morrer precocemente, aos 24 anos.

0 comentários:

Postar um comentário