• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 31 de março de 2014

Dica Cultural: Caixa Cultural promove Oficina de Braille e Workshop de livros digitais acessíveis/Audiodescrição

Clique para ampliar
A CAIXA Cultural Salvador abre, a partir de hoje (31), segunda-feira, as inscrições para a oficina De Olho no Braille, que acontece de 8 a 12 de abril. A oficina apresenta histórico e aplicações do Braille, além de aspectos imagéticos e táteis da escrita em relevo. O projeto traz a ludicidade como forma de acesso à leitura, que pode ser realizada com crianças alfabetizadas e seus responsáveis, por meio de brincadeiras que envolvem vendar os olhos e manipular objetos. Os participantes aprendem a ler em Braille em aproximadamente 30 minutos. As inscrições vão até 7 de abril e podem ser feitas na recepção da CAIXA Cultural, mediante a troca de 20 latinhas ou 10 garrafas pet para reciclagem.

O curso será dividido em dois momentos: de 08 a 10 de abril será realizada a oficina de Braille, com duas turmas por dia, uma às 09h e outra às 14h, com carga horária de 40min cada. Nos dias 11 e 12 de abril acontece o Workshop Livro Acessível, em uma única turma, das 9h às 17h, com carga horária de 16h. A oficina tem orientação de Patrícia Braille, Coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Educação do Estado da Bahia e especialista em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, pela UNEB. 

A oficina tem o objetivo de democratizar a aprendizagem do Sistema Braille entre as pessoas que enxergam, favorecendo o contato entre cegos e videntes por meio da escrita. “A oficina será um importante momento de contato com o Braille numa abordagem lúdica, colocando o público em contato com a temática da deficiência visual, mas longe do peso que a sociedade costuma a dar ao tema. Isso aproxima as pessoas, dilui preconceitos e atrai a atenção para as pessoas com deficiência visual, historicamente invisibilizados.” afirma Patrícia.

O quê: Oficina de Braille e Workshop de livros digitais acessíveis/audiodescrição
Quando: Oficina "De Olho no Braille" - 8 a 10 de abril, às 9h e às 14h; Workshop Livro Acessível - 11 e 12 de abril, das 9h às 17h
Onde: CAIXA Cultural Salvador, Rua Carlos Gomes, 57, Centro. (estacionamento gratuito ao lado)
Quanto: Gratuito
Mais informações: (71) 3421-4200 - www.caixa.gov.br/caixacultural

0 comentários:

Postar um comentário