• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 11 de março de 2014

Dica Cultural: Camerata Castro Alves e Colégio Estadual Ypiranga realizam homenagem a Memória Poética de Castro Alves

Imagem ilustração
A publicação comemorativa da Camerata Castro Alves representa a atualidade da herança poética do escritor baiano, interpretada através de performances teatrais e musicais. 

A organização é do educador Marcos Santana, contando com um belo acabamento editorial e textos que servem para trabalhos escolares e para entretenimento. O projeto gráfico é de Edileno Capistrano Filho e os textos são de vários autores.

O evento contará com a participação de alunos, professores, artistas da Camerata e convidados,  e incluirá também o lançamento da Revista Poesia Nossa de Cada Dia, que poderá ser adquirida  no local pelo valor simbólico de R$ 5,00, e tem um cunho educativo e informativo. Na ocasião será apresentado um Jogral Poético e entoados o Hino a Castro Alves de autoria de Celso Xavier Marques, a canção ABC de Castro Alves (Marcos Santana); a barcarola O Gondoleiro do Amor e a modinha O laço de Fita (poesias musicadas de Castro Alves).

A Camerata Castro Alves é um grupo cultural e artístico de Salvador, que foi criado em 1997, no ensejo das comemorações alusivas aos 150 de nascimento do poeta Castro Alves. Ao longo desses anos a Fundação Gregório de Mattos tem valorizado o nosso trabalho, contribuindo, assim, no desenvolvimento da cultura local.

Integrada por representantes comunitários da periferia, do subúrbio e do centro de Salvador (estudantes, artistas amadores e profissionais, poetas e educadores), a Camerata, também conhecida como Fá Clube de Castro Alves na Bahia, procura estabelecer um diálogo interativo com as diversas linguagens artísticas, incluindo as vertentes populares e eruditas nas performances vocais e instrumentais. 

Trata-se de montagens cênico-musicais com roteiros baseados em poemas românticos, sociais e patrióticos; canções alusivas ao tema, com destaque para o Hino a Castro Alves.

O quê: Projeto Cultural ABC de Castro Alves
Quando: 13 e 14 de março, às 10h
Onde: Colégio Estadual Ypiranga - Ladeira do Sodré, Dois de Julho
Quanto: Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário