• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sábado, 5 de julho de 2014

Dica Cultural: Cine -Teatro Solar Boa Vista comemora 30 anos

Foto: Tacila Mendes / DIvulgação
No dia 6 de julho completam-se 30 anos desde a primeira vez em que o Cine-Teatro Solar Boa Vista abriu as portas para o público e marcou para sempre a paisagem cultural do bairro de Brotas e da própria Salvador. Por isso, desta data até o dia 03 de agosto, a Diretoria de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (DEC/ SecultBA) preparou uma intensa programação, dentro do Festival Julho+Solar, que chega a sua terceira edição para “fazer o inverno soteropolitano ainda mais quente”, como se diz por lá. Uma grade variada com atividades para todos os perfis de público tem lugar a preços super populares ou acesso gratuito.

Shows, espetáculos teatrais e de dança, oficinas, cultura hip hop, exibição de filmes e cortejo animam esse mês especial, que já começa em grande estilo, com o show “História da Música da Bahia”, comandado por Paulinho Boca de Cantor, às 19h do próprio dia 06. “Uma data histórica merece ser celebrada com um show que remete a história. É uma felicidade poder dar o pontapé inicial nessa programação com uma figura tão relevante para a cultura da Bahia fazendo um passeio tão gostoso por nossa música”, enaltece Simone Braz, coordenadora do Espaço.

O Julho+Solar será palco ainda do projeto Boca de Brasa, da Fundação Gregório de Matos, que durante uma semana inteira promove atividades formativas e a participação de artistas do bairro; de uma homenagem a Clementina de Jesus na sua data de nascimento (19/07), capitaneada por Juliana Ribeiro e Barlavento, com artistas convidados, exibição de filme e performances transformistas; do projeto instrumental “Entrevero Musical” (dias 10, 11 e 12), com apoio do Ministério da Cultura para ações culturais durante a Copa do Mundo; da Semana da Mulher Negra (19 a 25/07), com seminário, rodas de conversa e atividades artísticas; e para encerrar com chave de ouro esse aniversário, uma nova edição do Solar de Virote, evento já consagrado do Solar, por 30 horas de programação seguidas da tarde do dia 02 até o entardecer do dia 03 de agosto.

O Julho+Solar edição de aniversário abre a série de atividades do segundo semestre do “Circuito de Festivais”, ação da Diretoria de Espaços Culturais da SecultBA que visa movimentar a programação nos centros dirigidos pelo órgão. Cinco eventos já aconteceram e outros cinco estão previstos até dezembro. Desde o começo do ano a DEC vem pondo em prática o programa-conceito Ocupe seu Espaço, de dinamização da programação de espaços culturais.

O quê: Cine -Teatro Solar Boa Vista comemora 30 anos
Quando: 06 de julho a 03 de agosto
Onde: Cine-Teatro Solar Boa Vista – Parque Solar Boa Vista, s/n, Engenho Velho de Brotas.
Quanto: Ingressos gratuitos e a preços populares
Mais informações: cultura.ba.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário