• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Dica de Leitura: Biblioteca homenageia o escritor Rubem Alves

Foto: Ilustração
Nascido em 15 de setembro de 1933 em Dores da Boa Esperança (MG), Rubem Alves foi um dos intelectuais mais famoso e respeitados do Brasil. Rubem, que faleceu no ultimo sábado (19/07), é o homenageado do Dica de Leitura de hoje da Biblioteca Pública do Estado da Bahia

Pedagogo, poeta, filósofo, cronista, contador de estórias, ensaísta, teólogo, acadêmico, psicanalista, suas obras correm do universo infantil para o campo da Filosofia da Ciência e da Educação, com cerca de 120 publicações para todos os gostos e idade. Estudou Teologia no Seminário Presbiteriano  de Campinas (SP), tendo se transferido para Lavras (MG), em 1958, onde exerceu as funções de pastor naquela comunidade até 1963. Foi Mestre em Teologia Teologia pelo Union Theological Seminary, em Nova York, lecionou em diversas universidades no Brasil, e tornou-se psicanalista pela Sociedade Paulista de Psicanálise. Por sua forma não ortodoxa de pensar, esteve na lista de pastores procurados pelos militares durante o período de Ditadura no Brasil, e ficou exilado até 1968, acusado de ser subversivo.

 "Golpes duros na vida me fizeram descobrir a literatura e a poesia. Ciência dá saberes à cabeça e poderes para o corpo. Literatura e poesia dão pão para corpo e alegria para a alma. Ciência é fogo e panela: coisas indispensáveis na cozinha. Mas poesia é o frango com quiabo, deleite para quem gosta...Busco escrever simplesmente o que me dá na cabeça e no coração, embora ainda me sinta amarrado por antigas mortalhas acadêmicas.", escreveu Rubem em seu site. 

Na literatura e na poesia, Rubem Alves alegava ter realizado o sonho 'fracassado' de ser músico, pois começou a "fazer música com as palavras". Tinha na lista de seus autores favoritos Nietzsche, Lutero, Agostinho, Guimarães Rosa, José Saramango, Fernando Pessoa, Adélia Prado, Manoel de Barros, T.S. Eliot, entre outros. 

Entre suas obras estão A Alegria de ensinar; Aprendiz de Mim: Um Bairro que virou Escola; Decreto da Alegria; O Escorpião e a Rã; O Flautista Mágico; que podem ser encontradas no Setor de Empréstimos e no Setor Infantil da Biblioteca Pública do Estado da Bahia. Confira os horários de funcionamento: 

Setor de Empréstimos - Segunda a sexta, das 08h30 às 21h; sábados das 08h30 às 12h (a solicitação de livros no Setor de Empréstimos deve ser feita mediante cadastro prévio no próprio setor. Para se cadastrar é preciso ter mais de 13 anos e ter um comprovante de residência e a carteira de identidade em mãos);

Setor Infantil - Segunda a sexta, das 08h30 às 21h. 

0 comentários:

Postar um comentário