Imagem Ilustração |
O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), junto com o Projeto Memória Musical da Bahia, promove o Seminário Internacional Brasil e Portugal: Interfaces entre História, Patrimônio e Memória, nos dias 28, 29 e 30 de julho, das 15h às 17h.
A realização do Seminário Brasil e Portugal: interfaces entre história, patrimônio e memória no contexto de celebração da efeméride de 120 anos do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, tem como objetivo principal estabelecer um diálogo contínuo entre os dois países, sobretudo, no âmbito acadêmico, institucional e profissional. Registra os dez anos da Campanha de Educação Patrimonial Órgão Vivo, através atividades de pesquisa, difusão e sensibilização comunitária sobre a importância do órgão de tubos ou tubular, como patrimônio musical da Bahia e do Brasil, possibilita a transferência de informações sobre experiências exitosas em Portugal no âmbito da multissecular tradição organística, e concretiza um projeto de intercâmbio entre os dois países, através de proposições voltadas para a salvaguarda patrimonial de um acervo histórico, cultural e artístico de matriz europeia e portuguesa que fora consolidada na terra brasilis ainda no século XVI.
Salvador chega ao século XXI com o desafio de preservar o legado patrimonial que se formou durante os séculos de colonização portuguesa. Os órgãos de tubos são instrumentos musicais que atravessaram séculos de desenvolvimento e que podem continuar integrados à cultura e turismo locais. Várias iniciativas de valorização desse segmento musical foram deflagradas nas últimas décadas, sendo intensificadas mais recentemente, do ponto de vista comunitário e patrimonial, no período de 2004 a 2014, mediante a realização da Campanha Órgão Vivo: não deixe este órgão morrer!
Confira a Programação:
Profa. Consuelo Pondé de Sena – Presidente do IGHB
Palestra de abertura
Inventário dos órgãos portugueses: uma necessidade patrimonial
Dr. Antonio Simões (especialista em históricos em Portugal)
29/07
Palestra sequencial
Memória musical da Bahia: o órgão de tubos como patrimônio comunitário
Prof. Marcos Santana (Coordenador da Campanha Órgão Vivo, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Organistas - ABO)
MESA REDONDA
Educação patrimonial em Salvador: um diálogo com a tradição
Profa. Bartolimara Souza Daltro
DEPOIMENTOS
Frei Ulisses Bandeira – Projeto do Órgão do Convento da Piedade
Dr. Artur Napoleão Projeto do Órgão da Basílica do Bonfim
30/07
Visita guiada à Basílica da Conceição da Praia
0 comentários:
Postar um comentário