• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Dica Cultural: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove Seminário Internacional

Imagem Ilustração
O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), junto com o Projeto Memória Musical da Bahia, promove o Seminário Internacional Brasil e Portugal: Interfaces entre História, Patrimônio e Memória, nos dias 28, 29 e 30 de julho, das 15h às 17h. 

A realização do Seminário Brasil e Portugal: interfaces entre história, patrimônio e memória no contexto de celebração da efeméride de 120 anos do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, tem como objetivo principal estabelecer um diálogo contínuo entre os dois países, sobretudo, no âmbito acadêmico, institucional e profissional. Registra os dez anos da Campanha de Educação Patrimonial Órgão Vivo, através atividades de pesquisa, difusão e sensibilização comunitária sobre a importância do órgão de tubos ou tubular, como patrimônio musical da Bahia e do Brasil, possibilita a transferência de informações sobre experiências exitosas em Portugal no âmbito da multissecular tradição organística, e concretiza um projeto de intercâmbio entre os dois países, através de proposições voltadas para a salvaguarda patrimonial de um acervo histórico, cultural e artístico de matriz europeia e portuguesa que fora consolidada na terra brasilis ainda no século XVI.

Salvador chega ao século XXI com o desafio de preservar o legado patrimonial que se formou durante os séculos de colonização portuguesa. Os órgãos de tubos são instrumentos musicais que atravessaram séculos de desenvolvimento e que podem continuar integrados à cultura e turismo locais. Várias iniciativas de valorização desse segmento musical foram deflagradas nas últimas décadas, sendo intensificadas mais recentemente, do ponto de vista comunitário e patrimonial, no período de 2004 a 2014, mediante a realização da Campanha Órgão Vivo: não deixe este órgão morrer!

Confira a Programação:

28/07  
Profa. Consuelo Pondé de Sena – Presidente do IGHB
Palestra de abertura 
Inventário dos órgãos portugueses: uma necessidade patrimonial
Dr. Antonio Simões (especialista em históricos em Portugal)

29/07 
Palestra sequencial
Memória musical da Bahia: o órgão de tubos como patrimônio comunitário
Prof. Marcos Santana (Coordenador da Campanha Órgão Vivo, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Organistas - ABO)

MESA REDONDA
Educação patrimonial em Salvador: um diálogo com a tradição
Profa. Bartolimara Souza Daltro

DEPOIMENTOS
Frei Ulisses Bandeira – Projeto do Órgão do Convento da Piedade
Dr. Artur Napoleão Projeto do Órgão da Basílica do Bonfim

30/07 
Visita guiada à Basílica da Conceição da Praia

0 comentários:

Postar um comentário