Clique para ampliar |
No primeiro conjunto habitacional construído exclusivamente para as trabalhadoras domésticas baianas, a Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia promoverá o projeto Conjunto Habitacional 27 de abril em Ação, nesta sexta-feira (18/07), das 9h30 às 18h. O projeto, em parceria com o SESC e a Defensoria Pública do Estado, levará atividades culturais e leitura ao conjunto destinadas às domésticas, jovens e crianças, além de diálogos sobre a PEC das Domésticas.
Na ocasião serão realizadas oficinas de dança, grafite, turbante e música, além da presença da Biblioteca Móvel, disponibilizando não somente suas tradicionais estantes recheadas de livros, jornais e revistas de variados gêneros, como também atividades culturais e dinâmicas que ligam o livro ao prazer da leitura. Já a Biblioteca Virtual Dois de Julho, unidade da Fundação, disponibilizará o jogo “Tabuleiro Virtual 2 de Julho”, que testa o conhecimento do público sobre a data histórica baiana. A Diretoria do Livro e Leitura (DLL), unidade da Fundação levará sua tradicional Feira de Livros, com obras a preços acessíveis ao público.
Para ampliar o conhecimento das moradoras sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 72/13), que garantiu direitos trabalhistas para a categoria, a Fundação levará a Defensoria Pública do Estado para tirar dúvidas das domésticas sobre estes direitos. Haverá também o SESC, com serviços de higiene bucal destinado a todos. Todas as atividades serão gratuitas.
Moradia – O Núcleo Habitacional 27 de Abril, no bairro do Doron, inaugurado em 2012, é um empreendimento formado por 80 apartamentos, quadra de esportes e um parque infantil. Tem este nome em alusão ao Dia Nacional da categoria (27/4). No Brasil, segundo levantamento realizado pelo IBGE, existem 7,2 milhões de empregadas domésticas, deste total, 500 mil apenas na Bahia.
O quê: Conjunto Habitacional 27 de Abril em Ação
Quando:18 de julho, das 9h às 18h
Onde: Conjunto Habitacional 27 de Abril
Quanto: Gratuito
Mais informações: fpc.ba.gov.br
Fonte: fpc.ba.gov.br
0 comentários:
Postar um comentário