No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia dedica a sua programação cultural para homenagear as mulheres através do projeto Mulher em Cena 2014, promovendo uma série de atividades voltadas para a discussão e a valorização do gênero feminino. Este ano o projeto se estende durante o mês de abril, quando se comemora o Dia Nacional da Mulher.
E encerrando a programação do projeto, o Foyer servirá de palco para mais uma edição do Bate-papo Tirando de Letra - Mundo Mulher, com o tema Representação Social da Mulher, em que mulheres dos diversos segmentos profissionais compartilharão as experiências e os desafios encontrados em suas carreiras. O encerramento será com o Grupo Tapuia. Este ano o Bate-papo será mediado pelo apresentador e jornalista Bruno Machado. Confira abaixo algumas das convidadas, e fique atento às próximas postagens do nosso blog para saber mais sobre as participantes:
Luiza Maia - Deputada Estadual (Autora da Lei 19.237/11 - Lei Antibaixaria)
Dep. Luiza Maia - Foto: Divulgação |
Uma mulher corajosa, socialista e coerente. Assim é Luiza Costa Maia, que deu os primeiros passos na política na cidade de Ruy Barbosa, no centro norte baiano, onde nasceu e viveu até os primeiros anos da adolescência. Lá, no pequeno município cujo nome homenageia um dos maiores homens públicos da história brasileira, frequentou os movimentos de base da Igreja Católica e despertou contra as injustiças sociais. Também foi nessa época que descobriu a vocação para a educação. Filha de Seu Otaviano e de Dona Binha, a menina que estava sempre disposta a desbravar novos conhecimentos, decidiu alfabetizar os trabalhadores rurais da propriedade do pai, que incentivava e admirava a sua inteligência.
Makota Valdina Pinto - Professora, ativista política, membro do Conselho de Cultura da Bahia e Makota no Terreiro de Candomblé Angola, em Salvador
Makota Valdina - Foto: Divulgação |
Natural de Salvador (1943), é professora aposentada da rede pública municipal, educadora, ativista política e membro do Conselho de Cultura da Bahia, uma referência para as comunidades negras baianas, sendo reconhecida como mestra da sabedoria Bantu nos ambientes intelectuais nacionais e internacionais, valorizando as especificidades da nação de candomblé Angola-Congo. Valdina Pinto ocupa o cargo de Makota, assessora da Nengwa Nkisi, Mãe de Santo do Tanuri Junsara, Terreiro de Candomblé Angola, em Salvador. Durante os mais de cinquenta anos de ensinamentos e atividades em prol da preservação do patrimônio cultural afro-brasileiro, Makota Valdina recebeu diversas condecorações como o Troféu Clementina de Jesus (UNEGRO), Troféu Ujaama, Medalha Maria Quitéria e Mestra Popular do Saber. (Fonte: flica.com.br/makota-valdina)
Confira a programação do Mulher em Cena 2014.
Veja um pouco de como foi o Bate-papo Tirando de Letra - Mundo Mulher 2013:
O quê: Bate-papo Tirando de Letra - Mundo Mulher
Quando: 25 de abril, sexta feira, às 18h30
Onde: Foyer da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (térreo)
Quanto: Gratuito
Apoio: SEGILIGHT - Luz e Eventos
Apoio: SEGILIGHT - Luz e Eventos
0 comentários:
Postar um comentário