Clique para ampliar |
A ditadura militar repousa na galeria dos fatos negativos da nossa história. Não mais ouvimos expressões do tipo: “revolução de 1964” – habilidosamente renomeada de movimento democrático. No entanto, é necessária a presença da história desse período, a história da resistência, no espaço escolar, já que esta é uma temática que habita uma região de sombras, apesar de numerosa e comovente historiografia, fruto de opções corajosas de sobreviventes e de historiadores que vêm recuperando sua memória, lutando pela devassa dos arquivos, escancarando e desmascarando falsas versões e ajudando a construir a verdade histórica.
O III Fórum do Pensamento Crítico pretende se debruçar – criticamente, por óbvio – sobre o tema autoritarismo e democracia, como campo de força e de disputa, que reúne memória e contemporaneidade, que olha o passado para pensar e atuar no presente e para imaginar futuros possíveis. O Fórum busca reavivar nossa memória dos autoritarismos, que marcam drasticamente a história do Brasil e da Bahia e muitas vezes ainda persistem de modo expresso ou camuflado, e relembrar a todo instante o vital compromisso de enfrentar e superar todos eles. Ele busca, em sintonia fina de memória e atualidade, colocar na cena e no debate público temas essenciais para a superação de todas as modalidades de autoritarismos e para o aprofundamento da democracia na contemporaneidade. O III Fórum do Pensamento Crítico entende a democracia como um processo vivo, sempre em atualização e atento aos perigos do autoritarismo.
O Ditadura Militar – Direito à Memória, acontece entre os dias 02 e 04 de abril, no Complexo Cultural dos Barris. na Rua General Labatut, nº 27, Barris. Não será necessária a realização de inscrições. O acesso ao evento se dará através da ordem de chegada e está sujeito a lotação.
Confira a programação: fpc.ba.gov.br/programacao
O quê: III Fórum do Pensamento Crítico: Ditadura Militar – Direito à Memória
Quando: De 2 a 4 de abril
Onde: Complexo Cultural dos Barris - Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Quanto: Gratuito
0 comentários:
Postar um comentário