• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sábado, 12 de abril de 2014

Dica Cultural: Exposição "Coisas Existentes em Função do Desejo"

Foto: Marcos Zacaríades / Divulgação
Composta por nove obras, a mostra Coisas Existentes em Função do Desejo, do artista plástico Marcos Zacariades, é um trabalho de investigação, em que o artista coloca o desejo como sua principal inspiração. Fazem parte do material exposto: uma videoinstalação, uma assemblagem e esculturas em madeira.

"O foco no desejo partiu, a princípio, da indagação sobre toda a ocupação e movimento que gerou o processo construtivo social das lavras diamantinas, local onde habito", explica Zacariades. "Primeiro, busquei as minhas referências pessoas sobre a natureza do desejo, observei algumas vertentes, nas quais o desejo se insere, e os seus desdobramentos: o contentamento finito, a permanente falta, a vontade que não cessa e o processo de construção ou desconstrução, que pode se iniciar a partir dessa vontade, complementa o artista.

Na exposição, Zacariades apresenta o resultado do seu processo de criação e investigação, partindo da sua relação com o cenário social em que vive. O artista se propôs a desvendar questões humanas contemporâneas para, a partir disso, conceber e materializar as obras, todas produzidas com materiais naturais, em referência à relação do homem com a natureza.

O quê: Exposição "Coisas Existentes em Função do Desejo"
Quando: até 18 de maio, terça a domingo, das 9h às 18h
Onde: Conjunto Cultural da Caixa, Rua Carlos Gomes, Centro
Quanto: Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário