Clique para ampliar |
Um olhar sobre a questão de gênero no mercado de trabalho é o que propõem os fotógrafos Américo Barros e Wilde Barreto na exposição Profissão Mulher, em cartaz no Foyer da Biblioteca Pública do Estado da Bahia entre os dias 9 e 26 de abril. São dez painéis com fotografias em 80x60, de mulheres baianas no cotidiano de suas profissões, em funções consideradas ainda tabus para o universo feminino, a exemplo da mecânica, taxista, empresária e política.
"A ideia é também desmitificar na sociedade a noção da divisão de ofícios pelo sexo, ideologia construída por uma cultura patriarcal que desvaloriza a posição da mulher”, explica Wilde Barreto, jornalista e produtora. Ela afirma que tais atividades, antes inconcebíveis ao sexo feminino, hoje são inegáveis a elas e a exposição dará visibilidade social a isso.
O fotógrafo Américo Barros, que já registrou diversas ações de movimentos sociais e sindicatos de trabalhadores no estado, lembra que a Bahia tem um motivo especial para debater este tema. “Salvador é a capital brasileira com o maior número de mulheres chefiando famílias (43,5%), por isso é tão especial lutar pelo fim dessa discriminação e alertar às empresas sobre a necessidade de ampliar o espaço da mulher no mercado de trabalho”, explica.
Entre as mulheres fotografadas estão, a deputada federal Alice Portugal, única mulher entre os 39 deputados baianos; a presidente do Grupo Master Glasses, Elisabete Valverde; e Alessandra Godinho, única pescadora baiana a passar dias no mar e trabalhar entre os 600 pescadores registrados na colônia do Rio Vermelho.
Ao mesmo tempo em que em que homenageia o público feminino pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a exposição propõe um diálogo sobre inúmeras questões relacionadas a equidade de gênero no trabalho. “É preciso atentar que além de serem minoria, elas chegam a ganhar 30% menos para exercer a mesma função que um homem. É comum também cumularem duplas e triplas jornadas, dividindo-se muitas vezes entre tarefas da casa, dos estudos e da profissão”, reflete Barros, indicando, que mesmo com os avanços alcançados com pílula anticoncepcional e a revolução feminista no meado do século XX, a inserção da mulher no mercado de trabalho ainda é um desafio a ser enfrentado pela sociedade.
Este evento faz parte do Projeto Mulher em Cena 2014, que realiza uma série de atividades voltadas para o público feminino, em celebração ao Mês da Mulher. Confira a Programação.
O quê: Exposição Fotográfica "Profissão Mulher" por Américo Barros e Wilde Barreto
Quando: 9 a 26 de abril, das 8h30 às 21h
Onde: Foyer da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris)
Quanto: Gratuito
0 comentários:
Postar um comentário