• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Dica Cultural: Museu Abelardo Rodrigues participa do Festival Artes do Sagrado

Clique para ampliar
O Museu Abelardo Rodrigues marca presença na segunda edição do Festival de Artes do Sagrado, que acontece até o dia 21 de abril. O Abelardo Rodrigues participa da Rota de Museus, onde os museus parceiros do Festival Artes do Sagrado estarão em funcionamento contínuo, com seus acervos fixos e exposições especiais. A iniciativa garante que os turistas em visita na cidade durante a Semana Santa encontrem tais espaços abertos, já que muitos deles costumavam fechar em feriados santos.

O museu preserva uma das mais importantes coleções de arte sacra do país, reunida pelo pernambucano que dá nome ao museu, com peças datadas dos séculos XVII ao XX e confeccionadas em diversos materiais, a exemplo de madeira, barro cozido, marfim, pedra sabão e metal. São oratórios, miniaturas, imaginária, crucifixos, imagens de Roca, maquinetas, crucificados, mobiliário de devoção, objetos de origem brasileira, principalmente nordestina, como também de procedência europeia.

Além do Abelardo, ainda fazem parte da rota o Museu de Arte Sacra, Memorial Irmã Dulce, Museu Carlos Costa Pinto, Museu da Misericórdia, MAFRO – Museu Afro Oriental, Museu Rosário dos Pretos (Pelourinho), Museu da Igreja de São Francisco, o Palacete das Artes e Centro Cultual Capuchinhos.

A programação do Festival ainda inclui a clássica encenação do espetáculo épico teatral d’A Paixão de Cristo, que é um dos carros chefes do Festival, sai da Concha Acústica para ser apresentada no Farol da Barra, em cinco dias consecutivos, de 16 a 20 de abril. Entre as novidades estão a Rota de Cinema, que contará com a exibição de filmes voltados para o tema sacro, no Circuito Sala de Arte, e as Danças Sagradas, com aulas abertas de dança indiana, taichi, dança do ventre e danças circulares, no Farol da Barra.

Confira a programação do Festival Artes do Sagrado: festivalartesdosagrado.com.br

O quê: Museu Abelardo Rodrigues participa do Festival Artes do Sagrado
Quando: 11 a 21 de abril
Onde: Rua Gregório de Matos, nº 45
Quanto: Gratuito
Mais informações: (71) 3117-6440

0 comentários:

Postar um comentário