• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Dica Cultural: Última Terça da Benção de 2014 traz shows gratuitos para o Pré Réveillon do Pelourinho

Foto: Silvana Nascimento | Ilustração
A última Terça da Benção do ano, 30/12, encerra a programação cultural de 2014 com o Pré Réveillon do Pelourinho e shows gratuitos. 

A noite começa às 20h no Largo Quincas Berro D'Água, com muito arrocha ao som de Magno Santé, e mais tarde com Kelly Cristina, às 22h30. 

O Largo Pedro Arcanjo, às 21h, será palco do Movimento Musical Seja um Sambista, com show no estilo fundo de quintal.

Já no Largo Tereza Batista, às 21h, a noite conta com o ensaio do bloco Vem Sambar. 

O quê: Última Terça da Benção de 2014 traz shows gratuitos para o Pré Réveillon do Pelourinho
Quando: 30 de dezembro, a partir das 20h
Onde: Pelourinho, Salvador
Quanto: Gratuito

Confira o horário de funcionamento da Biblioteca durante as festas de Fim de Ano


Foto: Divulgação

Por conta das festas de Fim de Ano o horário de funcionamento da Biblioteca será alterado para atendimento ao público e acesso à Sala de Estudo, retornando às atividades normais a partir do dia 05 de janeiro. Confira:

24 a 28/12/14 - Não haverá expediente;

29 e 30/12/14 - Funcionamento normal;

31/12/14 a 04/01/15 - Não haverá expediente;

05/01/15 - Retorno ao horário normal de funcionamento.

A Biblioteca deseja à todos Boas Festas! 

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Dica Cultural: Banda ExoEsqueleto se apresenta no Pelô

Clique para ampliar
Após um 2014 dedicado à divulgação do seu álbum de estreia (ExoSessions) e de ajustes na sua formação a ExoEsqueleto leva o seu show para o Pelourinho. O evento, que será gratuito, terá inicio às 20h do dia 27 de dezembro (sábado) e a banda a Flauta Vértebra se encarregará de abrir a noite.

Sobre a ExoEsqueleto

Criada em 2012, a ExoEsqueleto surgiu da reunião dos membros de duas extintas bandas: Headfones e Sine Qua Non. Entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013, a banda movimentou o cenário alternativo da cidade com a Temporada ExoEsqueleto e Convidados, realizada em São Caetano. O trio dividiu o palco com bandas expressivas como Tentrio, Declinium, Pastel de Miolos e Theatro de Seraphin. Ainda em 2013, participou da festa de encerramento do Encontro Nacional de Produção Cultural, dividindo a noite com a banda Cascadura. Em 2014, divulgando o seu disco de estréia, fez shows na capital baiana e nas cidades de Camaçari e Candeias.

Sobre a Flauta Vértebra

Rock, Pop, Jazz e o que mais vier. Essa é A Flauta Vértebra, banda que traz diversas influências expressas em um repertório puramente autoral. Formada inicialmente em 2007, pausada em 2008 e retomada em 2014 a banda conta com a cantora Sohl, Carlos Vilas Boas na guitarra, André Rodrigues no baixo, Valdomiro Miranda nos teclados e Said Mustafa na bateria. Em outubro deste ano o quinteto lançou seu primeiro single, "Revolução Parte I", composição de Sohl, que fala sobre os protestos de 2013, quando o povo foi às ruas buscando por mudanças profundas no país e atualmente está preparando o primeiro EP a ser lançado no primeiro trimestre de 2015.

O quê: Banda ExoEsqueleto se apresenta no Pelô
Quando: 27 de dezembro, sábado, às 20h
Onde: Largo Tereza Batista (Pelourinho)
Quanto: Gratuito

sábado, 20 de dezembro de 2014

Dica Cultural: Passatempo Cultural na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (Rio Vermelho)

Foto: Ilustração
Neste sábado (20/12) das 8h às 12h, a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (Rio Vermelho) promoverá atividade Passatempo Cultural para crianças e jovens. A brincadeira tem como proposta consultar livros da biblioteca que falam sobre datas comemorativas, a exemplo, do Natal (25/12).

O quê: Passatempo Cultural na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (Rio Vermelho)
Quando: 20 de dezembro, sábado, das 8h às 12h
Onde: Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (Rio Vermelho)
Quanto: Gratuito

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Dica Cultural: Projeto Domingo no TCA encerra a temporada 2014 com show de Carlinhos Brown

Foto: Maurício Serra
Na manhã do próximo dia 21 de dezembro (domingo), às 11h, a Sala Principal do TCA recebe o artista Carlinhos Brown numa apresentação especial que marca o encerramento da temporada 2014 do projeto Domingo no TCA. Desde 2007, essa iniciativa do Teatro Castro Alves, através da Secretaria de Cultura e Governo do Estado da Bahia, tem oferecido espetáculos de qualidade nas mais variadas linguagens, representando uma importante opção de lazer para o público soteropolitano.

O multi-instrumentista preparou um pocket show, onde vai tocar piano, berimbau e violão. Durante sua apresentação Brown, que neste verão está homenageando os 30 anos do axémusic, vai explicar os ritmos criados pro Axé. O público vai curtir um repertório com os maiores sucessos do artista, além da versão acústica da sua nova música de trabalho “Por Causa de Você”, composta para parabenizar o movimento carnavalesco.

O quê: Projeto Domingo no TCA encenrra a temporada 2014 com show de Carlinhos Brown
Quando: 21 de dezembro, às 11h
Onde: Sala Principal do Teatro Castro Alves
Quanto: R$ 1,00 (inteira) e R$ 0,50 (meia) - vendas somente no dia do espetáculo, a partir das 9h, com acesso imediato do público
Fonte: tca.ba.gov.br

Dica Cultural: Espetáculo “Medida por Medida” encerra temporada de apresentações gratuitas no Campo Grande

Foto: Divulgação
A comédia Medida por Medida, nova montagem do Teatro Popular de Ilhéus (TPI), grupo vencedor da edição 2014 do edital TCA.NÚCLEO, encerra esta semana sua temporada no Campo Grande, com apresentações gratuitas de quarta a domingo, às 18h, até o dia 21 de dezembro. A peça conta com direção de Romualdo Lisboa, diretor da companhia, e é inspirada livremente na obra homônima de William Shakespeare (1564-1616). A temporada do novo espetáculo do TPI marca o encerramento do Projeto “Shakespeare –Teatro Popular em Construção”, vencedor do TCA.NÚCLEO 2014, Edital realizado pelo Teatro Castro Alves com apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-Ba).

Baseado em texto de Shakespeare, escrito entre 1603 e 1604, com tradução de Fernando Yamamoto (diretor da companhia potiguar Clowns de Shakespeare), a montagem tem a dramaturgia construída a partir de uma parceria entre Yamamoto e Romualdo Lisboa, diretor do TPI. “A obra shakespeariana aponta caminhos pedagógicos sobre o ciclo de vida do indivíduo, seus valores envolvidos, seus aspectos sociológicos, no sentido de sinalizar como o ser humano pode dialogar com o espaço natural e social que o circunda”, explica Romualdo. A comédia encenada pelo grupo ilheense permanece atual por abordar temas como o poder, a corrupção e os dilemas éticos e morais da vida pública e privada.

O quê: Espetáculo “Medida por Medida” encerra temporada de apresentações gratuitas no Campo Grande
Quando: até 21 de dezembro, às 18h
Onde: Praça do Campo Grande
Quanto: Gratuito
Mais informações: cultura.ba.gov.br
Fonte: cultura.ba.gov.br

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Dica Cultural: Sarau de Poesia da Câmara Municipal faz homenagem ao CEPA

Clique para ampliar
Na última edição de 2014 do Sarau de Poesia da Câmara Municipal faz homenagem ao CEPA e a Associação Protetora dos Desvalidos. O evento acontece nesta quinta-feira (18/12), no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, a partir das 18h, e será coordenado pelo poeta Edgar Velame. 

O projeto, que nesta edição faz homenagem ao Círculo de Estudos, Pensamento e Ação (CEPA) e a Associação Protetora dos Desvalidos, terá uma programação cultural, no auditório, com os artistas Fábio Haendel, Osvaldo Lemos, Rita Soll e Kal Rabello. O poeta Edgar Velame recitará o poema “O Livro e a América”. O Maestro Celso Xavier Marques tocará o hino do CEPA. Em seguida, haverá no Foyer do Centro de Cultura recital aberto com mediação do coordenador do sarau e coquetel.

Haverá também o relançamento da Focus – Antologia poética IX (Cogito Editora), organizado pelo editor e jornalista Ivan de Almeida. O valor arrecado com a venda dos livros será oferecido ao poeta Wagner Américo, ”Poeta das Flores”.

O quê: Sarau de Poesia da  Câmara Municipal faz homenagem ao CEPA
Quando: 18 de dezembro, a partir das 18h
Onde: Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador
Quanto: Gratuito

Dica Cultural: FEESHAAÇÃO - Festival de Artes LGBT

Imagem: Divulgação
O Cine Teatro Solar Boa Vista recebe nos dias 18 e 20 de dezembro o FESHAAÇÃO – Festival de artes LGBT. O projeto apresenta atrações teatrais, performáticas, musicais, exposições e filmes que evidenciam a temática da diversidade sexual e da garantia dos direitos da população LGBT. É produzido pela turma do semestre 2014.2 da disciplina de Oficina de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.

No primeiro dia do evento, 18/12, a partir das 15h, haverá a exibição dos filmes Jessy e Tatuagem; as exposições Boneca Sai da Caixa e Pendurado no Firmamento; performances de Yuri Tripodi e Misael Franco; e a peça teatral Solo Almodóvar. No dia 20/12, a partir das 19h, será exibido o curta Da alegria, do mar e de outras coisas e o longa-metragem Pinta; logo em seguida terá bate-papo sobre audiovisual e LGBT com os diretores dos dois curtas exibidos durante o festival; e o encerramento fica por conta do show de Portella Açúcar & percussão e da festa Baile Esquema Novo que terá performances de Yuri Tripodi. A entrada do evento é gratuita. Apenas a festa de encerramento terá bilheteria com preços promocionais de R$ 10 (antecipado) e R$ 15 (na hora).

O quê: FEESHAAÇÃO - Festival de Artes LGBT
Quando: 18 e 20 de dezembro
Onde: Cine Teatro Solar Boa Vista
Quanto: Gratuito - exceto a festa de encerramento que terá preços promocionais de R$ 10 (antecipado) e R$ 15 (na hora).

Biblioteca recebe o Sarau das Crianças

Clique para ampliar

A Biblioteca Pública do Estado da Bahia recebe no próximo domingo, 21/12, o Sarau das Crianças, no Quadrilátero da Instituição. O evento traz para a criançada apresentações de teatro, música, literatura e dança, além de um Bailinho Infantil com a banda Homens de Bem. 

O quê: Sarau das Crianças
Quando: 21 de dezembro, das 15h às 19h
Onde: Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris
Quanto: Gratuito

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Dica Cultural: Galeria Solar Ferrão recebe a Coleção Claudio Masella de Arte Africana

Imagem: Coleção Claudio Masella-SecultBA
Divulgação
A Galeria Solar Ferrão, um casarão no centro histórico de Salvador, que apresenta permanentemente a Coleção Claudio Masella de Arte Africana, formada por objetos que representam grupos étnicos localizados em cerca de 15 países da África. A coleção ficará em exposição durante todo o mês de dezembro, das 12h às 18h. 

O quê: Galeria Solar Ferrão recebe a Coleção Claudio Masella de Arte Africana
Quando: até 31 de dezembro, terça a domingo, das 12h às 18h
Onde: Galeria Solar Ferrão, Pelourinho
Quanto: Gratuito
Fonte: ibahia.com

Dica de Leitura: No Ar Rarefeito - Jon Krakauer (Audiolivro)

Clique para ampliar
A Dica de Leitura de hoje traz o livro No Ar Rarefeito, do escritor Jon Krakauer, em formato de Audiolivro. Os Audiolivros são obras diferenciadas, pensadas e adaptadas para deficientes visuais, onde as histórias são contadas através da voz, e podem ser encontrados no Setor Braille da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, que tem cabines especiais para audição dos livros e conta com um acervo variado de audiolivros, filmes, livros e revistas em braille. 

O Setor funciona de segunda a sexta feira, das 8h30 às 18h.

No Ar Rarefeito - Contratado por uma revista para escrever sobre a crescente comercialização da escalada do monte Everest, Jon Krakauer participou de uma expedição guiada ao topo do mundo. Em 10 de maio de 1996, atingiu com muito custo os 8848 metros de altitude. Enquanto descia ao acampamento, nove alpinistas morreram, e até o final daquele mês outros três não resistiriam à empreitada. Muito abalado pela tragédia e obcecado em rever o evento em detalhes, Krakauer escreveu este depoimento tocante sobre o sentido da vida e o poder dos sonhos.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Dica Cultural: Sarau da Cor apresenta resultado de Oficinas de Poesia e Grafite

Foto: William Soares | Divulgação
Sarau da Cor realiza no próximo dia 18 de dezembro, quinta-feira, das 18h às 20h, uma mostra dos resultados das suas oficinas de poesia e grafite, no jardim do Solar Ferrão, no Pelourinho. 

A mostra finaliza um processo, iniciado no mês de novembro, de oficinas de poesia e grafite para alunos a partir dos 15 anos, do ensino médio de duas escolas públicas de Salvador. As aulas foram ministradas pelo poeta Denisson Palumbo e o grafiteiro Samuca Santos, com apoio do Edital Setorial de Artes Visuais, da FUNCEB/SecultBA. Ao longo deste tempo, os estudantes transformaram os muros de suas escolas em um grande painel, com grafites e textos poéticos, elaborados por eles mesmos. 

Com o objetivo de registrar o processo artístico e de aprendizagem destes jovens, e levar o que foi produzido para além dos muros das escolas, foram feitas fotografias que serão expostas no dia do Sarau. O evento contará com a presença dos estudantes e de artistas da capital baiana, e ainda a distribuição dos catálogos da exposição. O Sarau da Cor visa a estimular o interesse pela leitura e produção artística por parte dos jovens envolvidos, buscando deixar marcas para o futuro não só estéticas, mas também na vida dos alunos.

O quê: Sarau da Cor apresenta resultado de Oficinas de Poesia e Grafite
Quando: 18 de dezembro, quinta-feira, das 18h às 20h
Onde: Jardim do Solar Ferrão, Pelourinho
Quanto: Gratuito

Dica de Leitura: O Homem que Calculava (Audiolivro)

Cllique para ampliar
A Dica de Leitura de hoje da Biblioteca é o livro O Homem que Calculava, do escritor Malba Tahan, em formato de Audiolivro.

Os Audiolivros são obras diferenciadas, pensadas e adaptadas para deficientes visuais, onde as histórias são contadas através da voz, e podem ser encontrados no Setor Braille da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, que tem cabines especiais para audição dos livros e conta com um acervo variado de audiolivros, filmes, livros e revistas em braille. 

O Setor funciona de segunda a sexta feira, das 8h30 às 18h.

O Homem que Calculava - As proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir - o Homem que Calculava - tornaram-se lendárias na antiga Arábia, encantando reis, poetas, xeques e sábios. Neste livro, Malba Taham relata as incríveis aventuras deste homem singular e suas soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis. Um clássico brasileiro, já traduzido para o inglês e espanhol - mantém o valor pedagógico comum a toda a obra de Malba Tahan, que, sem perder o clima de aventura e romance da terra das mil e uma noites, ensina matemática por meio da ficção.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Biblioteca disponibiliza ingressos para concerto de Natal da OSBA

Clique para ampliar
A Biblioteca Pública do Estado da Bahia, em parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), está disponibilizando 20 convites para o concerto especial Natal da Dança, que acontecerá no dia 19 de dezembro, sexta-feira, às 20h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA).

A apresentação conta com a participação de músicos do NEOJIBÁ - Núcleos Estaduais de Orquestras Infantis e Juvenis da Bahia, e da violinista carioca Priscila Plata Rato, como solista convidada, interpretando duas obras consagradas: a Valsa Scherzo op.34, do autor russo P. I. Tchaikovsky, e Verão Portenho, do argentino Astor Piazzola, e tem regência o maestro Carlos Prazeres, atual curador artístico da OSBA. 

Os interessados devem enviar um e-mail informando nome completo e RG para viva.bpeb@gmail.com. Será disponibilizado um par de ingressos por pessoa que deverá ser retirado a partir do dia 15 de dezembro, das 9h às 18h, no Viva - Núcleo de Produção Cultural, 3º andar da Biblioteca. 

Mais informações sobre o espetáculo no site tca.ba.gov.br

Dica Cultural: Iº Encontro de Corais Acessíveis de Salvador - Com a Arte

Clique para ampliar
A Biblioteca Pública do Estado da Bahia recebe na próxima terça-feira, 16/12, das 17h às 20h, o 1º Encontro de Corais Acessíveis de Salvador - Com a Arte, promovido pela Associação Baiana para Cultura e Inclusão (ABACI)

O Encontro é um momento de confraternização e agradecimento por um ano com tantos eventos importantes para as ações sociais e inclusivas, favorecendo a integração e a participação do indivíduo dentro de uma sociedade lúdica e com aspectos culturais importante dentro desse cenário acessível que mobiliza a todos os interessados na causada PcD. 

O projeto visa favorecer essa integração, oferecendo oportunidade de confraternizar e integrar a comunidade a um segmento tão prazeroso e importante dentro de seu regimento que é trabalhar a Cultura de forma ampla e irrestrita, promovendo aos usuários interessados participar de um evento especial, bem como à valorização e a dignidade do ser humano, procurando oportunizar espaço para expressão da arte e cultura. E Música é a mais inclusiva de todas as artes.

O quê: Iº Encontro de Corais Acessíveis de Salvador - Com a Arte
Quando: 16 de dezembro, terça-feira, das 17h às 20h
Onde: Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris
Quanto: Gratuito

sábado, 13 de dezembro de 2014

Dica Cultural: Caixa Cultural promove o espetáculo teatral Salmo 91

Foto: Divulgação
A Caixa Cultural Salvador apresenta entre os dias 12 a 14 de dezembro, o espetáculo Salmo 91. Inspirado no livro de Dráuzio Varela (Estação Carandiru, 1999), a peça tem direção de Djalma Thürler, a montagem traz textos do dramaturgo Dib Carneiro Neto.

A história passa em 2012 e conta as histórias de dez presos do pavilhão nove do Complexo do Carandiru. As histórias falam de cárcere, marginalidade e masculinidades, temas por meio dos quais o diretor busca fazer do teatro também um palco de questionamento social. “Salmo 91 dá voz a bandidos inescrupulosos, matadores impiedosos e criminosos revoltantes”, conclui  Djalma Thürler.

A montagem venceu o Prêmio Shell, em 2008. Serão cinco apresentações: sexta às 20h; sábado às 17h e às 20h e domingo às 17h e às 19h.  

O quê: Caixa Cultural promove o espetáculo teatral Salmo 91
Quando: 12 a 14 de dezembro, sexta às 20h; sábado às 17h e às 20h; domingo às 17h e às 19h.  
Onde: Caixa Cultural Salvador - Rua Carlos Gomes, 57, Centro
Quanto: R$ 8,00 e R$ 4(meia)
Fonte: ibahia.com


sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Biblioteca recebe a exposição fotográfica Olhares da Contorno

Clique para ampliar

A Biblioteca Pública do Estado da Bahia recebe entre os dias 12 e 15 de dezembro a exposição fotográfica Olhares da Contorno, no Vão do Foyer da Instituição. A exposição é resultado de um trabalho realizado pelos alunos do SENAC-BA, e retrata o perímetro da Avenida Contorno, em Salvador. A mostra tem curadoria do Prof Paulo Lima, e imagens de 23 alunos do SENAC-BA. 

O quê: Biblioteca recebe a exposição fotográfica Olhares da Contorno
Quando: 12 a 15 de dezembro, seg a sex das 8h30 às 21h, e sáb das 8h30 às 12h
Onde: Vão do Foyer da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, térreo
Quanto: Gratuito 

Dica Cultural: Soma - O Mito da Caverna em cartaz no Espaço Cultural Alagados

Clique para ampliar
Espaço Cultural Alagados recebe nos dias 13 e 20 de dezembro, às 19h, o espetáculo teatral Soma - O Mito da Caverna. Projeções, aparelhos celulares, efeitos visuais e sonoros levam o espectador a refletir sobre a influência e o uso das novas tecnologias e a sua ação no pensamento do homem contemporâneo.

Com direção de Ailson Leite, a peça, inspirada no mito da caverna do filósofo grego Platão, combina multimídia poética e literatura. Acontece também uma oficina de teatro popular com o ator Antônio Soares para 20 pessoas com idade a partir de 14 anos.

O quê: Soma - O Mito da Caverna em cartaz no Espaço Cultural Alagados
Quando: 13 e 20 de dezembro, às 19h | Oficina - 20 de dezembro, das 9h às 12h
Onde: Espaço Cultural Alagados
Quanto: Gratuito

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Biblioteca recebe a Residência Artística - Projétil Billy The Kid

Clique para ampliar
A Biblioteca Pública do Estado da Bahia recebe nos dias 11 e 13 de dezembro, às 20h, a residência artística Projétil Billy The Kid, na garagem da Instituição.

O Projétil é uma residência para a montagem de um bang-bang poético, composto de um prólogo e duas cenas: O Túmulo dos Lutadores e Anjos do Pântano. A primeira parte é um jogo de notação coreográfica e exercício para a segunda, um bang-bang referenciado na versão de Jorge Luis Borges sobre o gângster novaiorquino no texto "O assassino desinteressado Bill Harrigan".

Billy The Kid foi um lendário pistoleiro norte-americano acusado de vários assassinatos e outros crimes no Velho Oeste. Billy The Kid, que também participou da Guerra do Condado de Lincoln, no Novo México, foi morto em julho de 1881 com dois tiros pelo xerife Pat Garret, em Fort Summer, nos Estados Unidos. 

O quê: Biblioteca recebe a Residência Artística - Projétil Billy The Kid
Quando: 11 e 13 de dezembro, quinta e sábado, às 20h
Onde: Garagem da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris
Quanto: Gratuito

De Olho na Notícia: Dimus promove ação sociocultural de fim de ano com participação de corais e orquestra

Imagem: Ilustração
Envolvendo o Museu Abelardo Rodrigues, o Centro Cultural Solar Ferrão, o Museu Tempostal e o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, todos localizados no Pelourinho, o projeto Natividade surge como ação sociocultural e educativa promovida pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac) para o final de ano.

Com a proposta Jesus, o verdadeiro sentido do Natal, o objetivo do projeto é proporcionar ao público uma reflexão sobre o nascimento de Jesus, por meio da apresentação de Corais e da Orquestra Museofônica nos dias 11 e 12/12, valorizando a tradição cristã que tem sido minimizada devido à figura do Papai Noel e do consumismo que tanto marca este período.

No dia 11/12 às 18h, acontecerá o Encontro de Corais no Museu Abelardo Rodrigues, localizado no Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Mattos, 49). Os corais do IPAC (IPACoral) e do Ministério Público da Bahia (MP em Canto) irão apresentar canções natalinas adaptadas pelos regentes para o grupo. O IPACoral  tem a regência do maestro Márcio Medeiros e o MP em Canto é regido pela maestrina Natanira Gonçalves. Cada coral se apresentará por cerca de 15 a 20 min e fará uma canção juntos.

No dia 12/12 às 16h, acontecerá o Cortejo do Aniversariante, com apresentação da Orquestra Museofônica, sob a regência de Emília Biancardi, e do Grupo da 3ª Idade Eterna Juventude. O cortejo percorrerá as ruas do Pelourinho com paradas no Museu Tempostal, Ministério Público – seção Patrimônio, Museu Udo Knoff, Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI e finalizando na entrada do Solar Ferrão.

O quê: Dimus promove ação sociocultural de fim de ano com participação de corais e orquestra
Quando: 11 de dezembro, às 18h, e 12 dezembro às 16h
Onde: Museu Abelardo Rodrigues e Pelourinho
Quanto: Gratuito

De Olho na Notícia: Oficina discute oportunidades da música da Bahia no cenário internacional

Clique para ampliar
Após a oficina Música da Bahia para o Mundo, realizada em outubro no Forte de Serviços Criativos – Forte do Barbalho, o cenário musical internacional volta à pauta. A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e o Escritório Bahia Criativa realizam a Oficina Música da Bahia no Mundo. O evento será no dia 18 de dezembro, das 14h às 17h30, com inscrições gratuitas. Facilitada por Eric Taller (Ginga P Business) e Gilberto Monte, a oficina discute oportunidades de atuação musical no cenário internacional.

A oficina é oferecida a artistas, agentes e produtores culturais, gestores de projetos e empreendedores que atuam na cadeia produtiva da música. Idealizada pela Assessoria de Relações Internacionais da SecultBA, a tarde conta ainda com a presença de Geysa Castro, Piti Canella e Uzeda, agentes que estiveram presentes na edição 2014 da WOMEX – World Music Expo, realizada em outubro, em Santiago de Compostela, na Espanha. A Banda Sertanília, que este ano se apresentou em um dos palcos do evento, também participa da oficina. Os convidados irão expor e debater os resultados e perspectivas da presença baiana nesta que é uma das mais importantes feiras de negócios e oportunidades do mercado da música internacional.

A oficina se propõe a favorecer a compreensão sobre o mercado local e internacional da música, promover a reflexão sobre condições de seguir carreira internacional e ainda apresentar estratégias para a inserção estratégica no mercado externo. A metodologia envolve debates e atividades eminentemente práticas, utilizando o case do  Bahia Music Export.

O quê: Inscrições abertas para a Oficina "Música da Bahia no Mundo"
Quando: 18 de dezembro, das 14h às 17h30
Onde: Escritório Bahia Criativa (Forte do Barbalho – Rua Marechal Gabriel Botafogo s/n, Barbalho)
Quanto: Gratuito
Mais informações: cultura.ba.gov.br

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Dica Cultural: Lançamento do Livro O Som das Lágrimas

Clique para ampliar
A Biblioteca Pública do Estado da Bahia recebe na próxima sexta-feira, 12 de dezembro, o lançamento do livro O Som das Lágrimas, de Elves R. Nascimento, pela Editora JM. O evento acontecerá no Quadrilátero da Instituição, às 19h, e contará com um coffe breack e música ao vivo. 

O quê: Lançamento do Livro O Som das Lágrimas
Quando: 12 de dezembro, às 19h
Onde: Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris
Quanto: Gratuito

Dica Cultural: Concerto encerra ano do Programa de Qualificação em Música da FUNCEB

Clique para ampliar
O Programa de Qualificação em Música do Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA),realiza no dia 10 de dezembro, às 19h, uma mostra especial para marcar o encerramento do ano letivo de 2014, no Espaço Xisto Bahia. Na programação, alunos e professores, incluindo a Orquestra da FUNCEB (OFUN), apresentam os resultados de mais uma temporada de estudos e compartilhamento de conhecimentos. A entrada é franca.

A OFUN, formada por 25 jovens músicos que integram o Programa, sobe ao palco do Espaço Xisto Bahia para executar oito composições populares com arranjos dos músicos e educadores Edu Fagundes, Letieres Leite e demais professores do projeto. O repertório será formado por sucessos do Ilê Aiyê, Gerônimo, Dorival Caymmi, Milton Nascimento e os Tincoãs.

O Programa de Qualificação em Música (PQM) responde a um diagnóstico obtido através de entrevistas e encontros, realizados pela FUNCEB entre 2011 e 2012, com instituições públicas que oferecem curso de formação em Música e com profissionais de educação musical atuantes na Bahia. Esta escuta confirmou a necessidade de promover qualificação formal para que jovens músicos e profissionais da área pudessem enriquecer seus conhecimentos, aprimorar sua atuação profissional e obter melhores condições de inserção no mercado de trabalho e na sociedade.

Desde então, o PQM vem consagrando suas atividades e oferecendo aulas de instrumentos, teoria musical, prática de conjunto, UPB – Universo Percussivo Baiano, harmonia, entre outras para jovens e adultos. A metodologia utilizada nos cursos se enquadrara perfeitamente aos princípios do Centro de Formação em Artes da FUNCEB, que, assim como eles, se compromete com a valorização das matrizes populares e africanas dentro de um conceito contemporâneo.

O quê: Concerto encerra ano do Programa de Qualificação em Música da FUNCEB
Quando: 10 de dezembro, quarta-feira, às 19h
Onde: Espaço Xisto Bahia, Barris
Quanto: Gratuito
Mais Informações: 71 3117-6366 | cfa.funceb@funceb.ba.gov.br

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Dica Cultural: Balé Teatro Castro Alves realiza ensaio aberto do seu novo espetáculo

Clique para ampliar
O Balé do Teatro Castro Alves (BTCA) realiza na próxima sexta-feira, 12 de dezembro, às 15h, um ensaio aberto do seu novo projeto coreográfico Agô, Arerê! Por favor, não aperte o Mamão, com acesso gratuito. O trabalho, dirigido por Tuca Pinheiro em parceria com a dramaturga Carmen Paternostro, traz em cena a cidade de Salvador, seus conflitos, mazelas, belezas, contradições, clichês e o seu povo.

Para retratar a cidade de Salvador, o projeto se inspira livremente na visão de dois artistas: o cantor e compositor Dorival Caymmi (1994-2008) e o artista plástico Miguel Rio Branco (1946). “Quando Jorge Vermelho, diretor artístico do BTCA, me convidou para dirigir a nova montagem da companhia, imediatamente me veio o desejo de falar de Salvador, da baianidade, tomando como referência o olhar autoral e contundente de dois artistas que retrataram a cidade de formas diferentes: Dorival Caymmi e Miguel Rio Branco” ressalta Tuca Pinheiro.

Para o bailarino e coreógrafo mineiro, o título da peça está associado ao seu olhar diante da cidade, em especial à Feira de São Joaquim. “Minha primeira parada: Feira de São Joaquim! Foi amor à primeira vista! Cheiros, sons, imagens. E foi lá que vi, numa barraca de frutas, escrito num pedaço de papelão: ‘Por favor, não aperte o mamão!’. Estava ali o primeiro indicativo: não fale daquilo que você não tem conhecimento! Uma advertência aos pré-conceitos”, revela o coreógrafo.

Entre os elementos incorporados no processo criativo da companhia também estão o sincretismo religioso, os terreiros e a importância da vanguarda cultural dos anos 50. Além disto, o novo espetáculo conta com a trilha sonora criada pelo cantor Gerônimo Santana. Distante da dimensão folclórica e dos regionalismos panfletários, a nova coreografia cria diversos olhares com o objetivo de perceber, entender e traduzir Salvador em diferentes perspectivas.

O quê: Balé Teatro Castro Alves realiza ensaio aberto do seu novo espetáculo
Quando: 12 de dezembro, às 15h
Onde: Sala Principal do Teatro Castro Alves
Quanto: Gratuito
Mais informações: tca.ba.gov.br
Fonte: tca.ba.gov.br

Dica Cultural: Jovens em formação profissional fazem mostra de fim ano da Escola de Dança da FUNCEB

Clique para ampliar
Diálogos e Interfaces entre Corpos que Dançam é o nome da série coreográfica a ser apresentada por 35 jovens alunos da XXV turma do Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança, oferecido pela Escola de Dança da FUNCEB, unidade do Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Na próxima terça-feira, 9 de dezembro, às 19 horas, eles sobem ao palco do Espaço Xisto Bahia, nos Barris, para encenar 18 coreografias coletivas e de solos de dança, encerrando o ano letivo de 2014. O evento é mais uma ação das celebrações dos 30 anos da Escola de Dança da FUNCEB, fundada em 1984 como a primeira escola pública do gênero no Brasil. A entrada é franca.

Divididos em diferentes grupos de apresentação, os bailarinos mostram trabalhos resultantes de seus processos formativos. Haverá ainda uma mostra de videodanças, demonstrando habilidades diversas de criação e expressão em dança.

Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio – Com duração de dois anos e meio, voltado a jovens com 2º grau completo ou a concluir, é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e trabalha na formação técnica através do desenvolvimento de habilidades básicas e específicas, nas dimensões técnico-criativas, cognitivas e produtivas da linguagem da dança. No percurso da formação, os estudantes têm acesso a uma gama de informações e experiências artístico-pedagógicas e de caráter prático-teórico, perpassando os diferentes modos de estudar dança e desvendando técnicas variadas de movimento. Em articulação com estes conteúdos, eles desenvolvem também reflexões sobre a dança, a educação e o corpo numa perspectiva histórica, estética e cinesiológica, culminando com as experimentações artísticas e configurações coreográficas a partir dos Laboratórios de Criação. Além de tudo isso, há práticas envolvendo interfaces com tecnologias, a exemplo do vídeo e da fotografia, e a transversalidade com outras linguagens artísticas.

O quê: Jovens em formação profissional fazem mostra de fim ano da Escola de Dança da FUNCEB
Quando: 09 de dezembro, às 19h
Onde: Espaço Xisto Bahia, Barris
Quanto: Gratuito

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Dica Cultural: Galeria Jayme Fygura recebe a exposição Café de Todo Jeito

Imagem: Divulgação
As obras da exposição Café de Todo Jeito, da ilustradora Kelly Alonso Braga, permanece em cartaz na Galeria Jayme Fygura até 23 de dezembro. O trabalho retrata de forma descontraída o café que está sempre presente no cotidiano brasileiro.

A ideia é lançar um olhar imaginativo deste que se torna um ponto de encontro, uma referencia de afeto e alegria e em muitos casos de solitude. “Quem não gosta de tomar uma xícara de café acompanhado apenas por um bom livro?” – brinca Kelly, que completa: “Com certeza esses elementos fizeram com que o café se expandisse tanto. O café caseiro da manhã se estendeu para as padarias, os cafés noturnos, os cinemas e as próprias livrarias que associam a arte com café”.

Os quadros coloridos são feitos com técnica mistas (acrílica, pastel, colagens e jornal), em papel cartão ou papel Paraná, sendo cerca de 20 ilustrações que podem também ser adquiridas pelos interessados. Escritora e Ilustradora, Kelly nasceu em Santos e é também atriz com formação em cinema. Como roteirista, ganhou o prêmio Diretor Estreante do MINC 2010 com o filme O Banheiro do Km 45 e, além de roteiros, é autora de peças e livros infanto juvenis, universo que também inspira suas ilustrações. Entre os livros que escreveu e ilustrou a serem publicados estão A patinha de Ruakem e A história do Comprido, ambos pela editora Motirô de Ieda Alcântara.

O quê: Galeria Jayme Fygura recebe a exposição Café de Todo Jeito
Quando: até 23 de dezembro, das 16h às 20h (qua a sab) e das 14h às 17h (domingo)
Onde: Galeria Jayme Fygura, Teatro Gamboa Nova - Rua Gamboa de Cima 03, Centro (ao lado do Quartel dos Aflitos)
Quanto: Gratuito
Mais informações: (71) 3329 2418 | facebook.com/pages/Ilustrakelly

De Olho na Notícia: Em dezembro, Ensino da História terá aulas sobre a Ditadura Militar

Clique para ampliar
Em dezembro, o Curso Ensino de História da Bahia, do Centro de Memória da Bahia (CMB), terá como tema Ditadura, sociedade, e construção de memórias: temas e abordagens, com aulas voltadas para professores e estudantes do curso de História.

O estudo será comandado pelo professor e pesquisador Lucas Porto, que ministrará aulas nas terças-feiras (02,09 e 16), a partir das 14h30, no auditório Katia Mattoso, Biblioteca Pública do Estado (Barris). As aulas são gratuitas.

O quê: Em dezembro, Ensino da História terá aulas sobre a Ditadura Militar
Quando: Terças-feiras de dezembro, a partir das 14h30
Onde: Sala Katia Mattoso, 3º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris
Quanto: Gratuito
Fonte: fpc.ba.gov.br

sábado, 6 de dezembro de 2014

Dica Cultural: Confira a programação do fim de semana e feriado no Pelô

Foto: Glauco Neves | Divulgação
O roteiro cultural do Pelourinho traz muita diversidade de ritmos e entretenimento para o fim de semana, prolongado pelo feriado da segunda-feira (08). Soraia Drummond, I.F.Á. Afrobeat, DaGanja e a festa Samba de Verdade são alguns dos destaques da agenda que vai até 08 de dezembro. A programação é promovida e apoiada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Centro de Culturas Populares e Identitárias.

Sábado (06), a partir das 09h, acontece a 1ª Expofeira da M&J Confecções, no Largo Tereza Batista. A exposição, quem tem entrada gratuita, conta com stands voltados para o publico em geral e reúne expositores de diversos ramos da moda e cosméticos. Além das novidades da moda, durante o evento acontecerão diversas apresentações de dança e música.

Durante a noite, no Largo Pedro Archanjo, 20h, o I.F.Á. Afrobeat realiza o show de lançamento do Festival Cena Baiana. Na ocasião, o I.F.Á. recebe convidados ilustres para celebrar o lançamento deste projeto especial: Letieres Leite, maestro da Orkestra Rumpilezz, Roberto Barreto, criador da Baiana System, e Larissa Luz. A entrada é gratuita.

No Largo Tereza Batista, 20h , a Banda Feminina Didá realiza um grande show. Na ocasião, haverá a entrega do troféu Anastácia, que visahomenagear 10 mulheres que inspiram e fortalecem a luta por igualdade de gênero e raça na cidade. A entrada é gratuita.

Shows gratuitos de reggae e hip hop prometem agitar o Largo Quincas Berro D’Água na noite de sábado. A Banda Kwanza, às 20h, leva para o público uma mistura de músicas autorais com influências de grandes nomes do reggae nacional e mundial. Participações especiais de Semente Roots, Alpha Negra e Fayakayano. Mais tarde, o rapper Da Ganja apresenta o seu autêntico e já consagrado hip hop, além de trazer as participações de Pali OJC e Ravi.

No domingo (07), acontece a última edição do ano do projeto Seja Você um Sambista Solidário, no Largo Pedro Archanjo, 15h. Desta vez, o ingresso pode ser trocado por 01 panetone em caixa. Toda a arrecadação é doada a instituições de caridade.

Mais tarde, o grupo RBF, Donna Liu, Negro Davi, Fúria Consciente e Os Agentes se encontram no Largo Tereza Batista, 17h, onde acontece oLançamento do DVD Hip Hop União dos Manos. Na ocasião haverá entrega do DVD para o público presente. Ingressos R$10. No Largo Quincas Berro D’Água, 17h, os amantes do bom samba vão curtir o show de Neto Balla. Ingressos R$ 20 e R$ 10.

Mais Pelô - O feriado da segunda-feira (08) promete ser de muita diversão e samba no pé, com a festa Samba de Verdade, que acontece no Largo Tereza Batista, 15h. O evento é gratuito e conta com nomes consagrados do samba de raiz ao samba reggae, entre eles estão Gal do Beco, Tote de Gira, Banda Muzenza, Ilê Aiyê e Guiga de Ogum.  E à noite, no Largo Pedro Archanjo, 21h, o bloco Cortejo Afro continua sua tradicional temporada de ensaios. O convivado da semana é o cantor Lazzo Matumbi Ingressos custam R$ 20.

O quê: Confira a programação do fim de semana e feriado no Pelô
Quando: 06 a 08 de dezembro
Onde: Pelourinho
Mais informações: pelourinho.ba.gov.br

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Dica Cultural: FELITA - Feira Literária de Itabuna

Clique para ampliar
Itabuna recebe a  Feira Literária de Itabuna (FELITA), que acontece até o próximo domingo, 07 de dezembro. Produções literárias regionais e nacionais unidas à música e às artes plásticas são a proposta da 1ª edição do evento, que homenageia o escritor baiano Adonias Filho.

A Feira tem como principal objetivo estimular a leitura na cidade e em suas redondezas, através de uma programação intensa e diversificada que conta com debates e bate-papos com autores, leitura pública de contos e poemas, música, atividades infantis e oficinas. 

Dentre os autores que participam do projeto, estão Wesley Correia, Cyro de Mattos, Ana Beatriz Brandão e o prosador e poeta Ondjaki. Na área musical, as bandas Distintivo Blue e Dendê Jazz estão entre as convidadas. Com o tema “Centenário do Nascimento de Adonias Filho”, a feira tem curadoria do escritor, produtor cultural e editor Gustavo Felicíssimo e é uma realização da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), em parceria com a Prefeitura Municipal de Itabuna.

O quê: FELITA - Feira Literária de Itabuna
Quando: 04 a 07 de dezembro
Onde: Ação Fraternal de Itabuna (AFI), Itabuna - Ba
Quanto: Gratuito
Mais informações: feiraliterariadeitabuna.com.br

Confira as oficinas do Setor Infantil para a criançada no mês de Dezembro

Clique para ampliar
O quê: Setor Infantil da Biblioteca promove oficinas para as crianças no mês de Dezembro
Quando: 03 a 19 de dezembro, às 15h
Onde: Setor Infantil da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, térreo
Quanto: Gratuito

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Biblioteca recebe a exposição fotográfica Esquinas do Mundo

Clique para ampliar
A Biblioteca Pública do Estado da Bahia recebe a exposição fotográfica Esquinas do Mundo, de 05 dezembro de 2014 a 06 de janeiro de 2015, no Foyer da Instituição. A Abertura da exposição será no dia 05 de dezembro, às 17h, com a participação do jovem violinista Bruno Santos, de apenas 11 anos. Bruno é formado há 4 anos pela Neojibá-UFBA e em seu repertório traz música clássica e MPB.

A Exposição traz expressões que dão significado a uma viagem para um mundo de sensações qie a intrigante natureza infantil promove, através das imagens das fotógrafas Magali Abreu e ELA Vasconcelos. Neste trabalho, a fotografia não é só um registro de imagens e seus modos de representação, mas também um jogo de composição de sentidos entre o olhar do fotógrafo e o do fotografado. As imagens capturadas deixam aflorar sentidos possíveis sobre ser criança, na construção da subjetividade infantil, e a ligação direta com sua natural expressão de felicidade, na explosão de sua vitalidade que, por vezes, é interrompida. 

Com isso, as fotógrafas convidam todos a participar da construção dos sentidos dessas histórias! São narrativas que traduzem também nossas emoções. São histórias de crianças pelas esquinas do mundo. 

O quê: Biblioteca recebe a exposição fotográfica Esquinas do Mundo
Quando: Abertura - 05/12/14, às 17h. Visitação - 06/12/14 a 06/01/15, das 8h30 às 21h 9seg a sex) e das 08h30 às 12h (sáb)
Onde: Foyer da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris
Quanto: Todas as atividades gratuitas

Confira a programação do Cine Vídeo da Biblioteca para o mês de Dezembro

Clique para ampliar

O quê: Confira a programação do Cine Vídeo da Biblioteca para o mês de Dezembro
Quando: Toda terça e quinta, às 10h e 15h
Onde: Setor Infantil da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, térreo
Quanto: Gratuito

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Biblioteca realiza mostra de vinis em comemoração ao Dia do Samba

Clique para ampliar
O quê: Biblioteca realiza mostra de vinis em comemoração ao Dia do Samba
Quando: 04 a 31 de dezembro, das 8h30 às 18h
Onde: Sala de Exposições da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, 3º andar
Quanto: Gratuito

Dica Cultural: Reinauguração da Casa do Benin

Clique para ampliar

O quê: Reinauguração da Casa do Benin
Quando: 03 de dezembro, quarta-feira, às 19h
Onde: Casa do Benin - Rua Padre Agostinho Gomes, 17, Pelourinho
Quanto: Gratuito

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

02 de Dezembro: Dia do Samba


♪♫ O samba na realidade não vem do morro
Nem lá da cidade
E quem suportar uma paixão
Sentirá que o samba então
Nasce do coração. ♪♫
Feito de Oração, de Noel Rosa.

Dica de Leitura: Dia do Samba

Ary Barroso | Foto: Ilustração
A Dica de Leitura da Biblioteca de hoje está em clima de Samba, e traz duas obras que evidenciam um dos gêneros musicais mais amados dos brasileiros, em celebração ao Dia Nacional do Samba (02/12). 

A data foi criada por iniciativa de um vereador baiano, em homenagem ao compositor Ary Barroso. Ary, um dos mais respeitados sambistas brasileiros, já havia composto na época o samba Na Baixa do Sapateiro, canção que homenageia a capital baiana, mas nunca tinha posto os pés na Bahia. A primeira vez que o Sambista esteve em Salvador foi justamente o um 2 de dezembro, o que motivou a escolha da data para se comemorar o Dia do Samba, se espalhando por todo o Brasil até virar uma data de comoração nacional. Atualmente, o Dia Nacional do Samba tem seus maiores festejos nas cidades de Salvador e Rio de Janeiro, que todos os anos promovem diversos shows e eventos para lembrar a data, reunindo inúmeros sambistas, dançarinos e amantes do Samba. 

Dança do Samba: exercício do prazer
A obra foi escrita em 1994 por José Carlos Rego - uma das mais queridas e admiradas personalidades do mundo do samba - e nela são listados e descritos 165 passos da coreografia sambística, em depoimentos de cerca de uma centena de passistas famosos. Além disso, também retrata um dado histórico fundamental, que é a origem da performance masculina na dança solista do samba, nos terreiros e nos desfiles das escolas. O livro contém imagens/fotos que complementam os textos e explicitam a alegria sempre presente no decorrer da história do samba brasileiro.

- A imagem ao som do samba
Essa edição do projeto A imagem do som nos traz a obra de 85 compositores, entre músicos e letristas, que de uma certa maneira, representam a diversidade da cultura brasileira. Oitenta artistas visuais contemporâneos de diferentes áreas usaram sua criatividade para aliar suas criações às canções, o que proporcionou o nascimento de um trabalho único e irreverente. Para cada canção há uma imagem correspondente, o que torna a obra surpreendente e viva.


Essas e outras obras podem ser encontradas no Setor de Artes da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, 3º andar. 

Projeto Filmes na Biblioteca de Dezembro traz os longas 'Noé' e 'Caçadores de Obras Primas'

Clique para ampliar
O Filmes na Biblioteca do mês de Dezembro exibe os longas Caçadores de Obras Primas, do ator e diretor George Clooney, e Noé, do diretor Darren Aronofsky. Os filmes serão exibidos em duas sessões, às 10h e 15h, na Sala de Projeção Luis Orlando, 3º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia.  Confira:

03 e 10/12 - Caçadores de Obras Primas - Durante o declínio de Hitler na Alemanha, um grupo de 13 especialistas vindos de países diferentes é reunido para reencontrar obras de arte roubadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. George Stout (George Clooney), um oficial americano e conservador de obras de arte, lidera a equipe.
Diretor: George Clooney

Confira o trailer do filme Caçadores de Obras Primas

17/12 - Noé - Noé (Russell Crowe) vive com a esposa Naameh (Jennifer Connelly) e os filhos Sem (Douglas Booth), Cam (Logan Lerman) e Jafé (Leo McHugh Carroll) em uma terra desolada, onde os homens perseguem e matam uns aos outros. Um dia, Noé recebe uma mensagem do Criador de que deve encontrar Matusalém (Anthony Hopkins). Durante o percurso ele acaba salvando a vida da jovem Ila (Emma Watson), que tem um ferimento grave na barriga. Ao encontrar Matusalém, Noé descobre que ele tem a tarefa de construir uma imensa arca, que abrigará os animais durante um dilúvio que acabará com a vida na Terra, de forma que a visão do Criador possa ser, enfim, resgatada.
Diretor: Darren Aronofsky

O quê: Projeto Filmes na Biblioteca de Dezembro exibe 'Noé' e 'Caçadores de Obras Primas'
Quando: 03 a 17 de dezembro, sempre às quartas-feiras, às 10h e 15h
Onde: Sala de Projeção Luis Orlando, 3º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Quanto: Gratuito

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Confira a Agenda Cultural Bahia do mês de Dezembro!

Clique para acessar a Agenda Online

Está no Ar a Programação Cultural de Dezembro da Biblioteca!

Clique para acessar a Programação

Dica Cultural: Mostra Comemorativa de Filmes Acessíveis - TRAMAD

Clique para ampliar
Nos dias 02, 03,05 e 07 de dezembro, o TRAMAD – Grupo de Pesquisa Tradução, Mídia e Áudio da UFBA - pioneiro no estudo e prática da audiodescrição no Brasil, realizará a Mostra Comemorativa de Filmes Acessíveis, em comemoração aos seus 10 anos de atuação na Bahia.

Serão apresentados diversos curtas metragens audiodescritos para deficientes visuais e com legenda fechada para surdos. Os filmes serão exibidos na Sala de Arte da UFBA, na Sala Alexandre Robatto (Biblioteca Pública do Estado – Barris) e no Teatro da UNEB, e após as sessões, o público poderá participar de bate-papos sobre acessibilidade no âmbito audiovisual com os integrantes do TRAMAD e, conhecer os demais trabalhos realizados pelo grupo.

O TRAMAD foi criado em 2005 na UFBA e tem como objetivo pesquisar e promover a acessibilidade audiovisual, utilizando as práticas da audiodescrição - a tradução de imagens de produtos culturais audiovisuais e visuais (filmes, peças de teatro, espetáculos de dança, fotos, pinturas, esculturas, instalações, etc) em palavras - para o público com deficiência visual e intelectual. Como conseqüência natural do interesse do grupo, o TRAMAD incluiu a legendagem para pessoas com deficiência auditiva em seu campo de estudos e de ação.

Confira a programação completa: tramad.com.br

O quê: Mostra Comemorativa de Filmes Acessíveis - TRAMAD
Quando: 02, 03, 05 e 07 de dezembro
Onde: Sala de Arte da UFBA, na Sala Alexandre Robatto (Biblioteca Pública do Estado – Barris) e no Teatro da UNEB
Quanto: Gratuito
Mais informações: tramad.com.br

Biblioteca promove mostra sobre o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

Clique para ampliar
A Subgerência de Informação e Atendimento ao Público (SIAP) realiza durante todo o mês de dezembro uma mostra sobre o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (01). A data foi criada com o intuito de alertar as pessoas para a importância da prevenção da doença que ainda não tem cura.

O quê: Biblioteca promove mostra dobre o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS
Quando: 01 a 30 de dezembro, das 8h30 às 21h
Onde: Setor de Pesquisa e Referência da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, térreo
Quanto: Gratuito