• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Tem Baianos nas Copas - Conheça os jogadores baianos que atuaram em Copas do Mundo

Sete jogadores baianos já foram campeões pela Seleção Brasileira de Futebol. O mundial de 2002, no Japão e Coréia do Sul, foi o que mais reuniu craques do nosso estado: Dida, Edílson, Vampeta e Júnior. Acompanhe o especial Tem Baianos nas Copas do blog da Biblioteca e conheça quais jogadores da Bahia já defenderam e quais vão defender a nossa Seleção na Copa do Mundo da FIFA 2014.

NAS COPAS PASSADAS: 

Aldair
Aldair Santos do Nascimento - Natural de Ilhéus, Aldair foi um maiores zagueiros do Brasil. Revelado pelo Flamengo em 1985 e campeão brasileiro (módulo Verde) em 1987, o jogador alcançou a posição de Ídolo na Associazione Sportiva Roma (Itália). Neste time, Aldair permaneceu durante 13 anos, deixando sua marca em 415 jogos e 20 gols. A camisa nº 6 que era usada por ele foi aposentada pelo clube. Terminou sua carreira no Murata, de San Marino. Jogou as copas de 94 (Estados Unidos) e 98 (França). Foi campeão e vice-campeão, respectivamente, como titular da Seleção Brasileira.

Dida

Nelson de Jesus Silva (Dida) - Nasceu em Irará no dia 10 de julho de 1973. Foi revelado pelo Esporte Clube Vitória onde tornou-se goleiro vice-campeão brasileiro em 1993. Jogou também no Cruzeiro, Corinthians e Milan. No clube italiano permaneceu durante oito temporadas, sendo duas vezes campeão da UEFA Champions League (2003 e 2007), duas vezes campeão mundial (2003 e 2007) e campeão italiano (2004), dentre outros títulos. Participou de três Copas do Mundo e foi titular em uma, a de 2006. Foi campeão com a Seleção Brasileira na Copa de 2002, a primeira a ser sediada por dois países: Japão e Coreia do Sul.

ESTE ANO: 

Dante
Dante - Nascido em Salvador, o jogador Dante Bonfim Costa Santos começou a carreira no Galícia, equipe de pequena expressão no atual cenário do futebol da Bahia. Depois foi transferido para o Juventude (RS), onde jogou por dois anos. Chamou atenção da equipe francesa do Lille e foi contratado em janeiro de 2004, porém pouco atuou ali. Foi para a Bélgica, onde atuou no Sporting Charleroi e Standard de Liège; neste último, foi campeão belga em 2008. Em 2009, Dante começou a se destacar numa das maiores ligas do mundo, a Bundesliga (o campeonato alemão), no time do Borussia Mönchengladbach. Em abril de 2012 foi contratado, por quatro temporadas, pelo Bayern de Munique, sua equipe atual. Foi considerado o melhor zagueiro da Alemanha de 2012 pela revista Kicker, maior publicação esportiva alemã.

Na seleção brasileira, esteve em duas convocações. Na primeira, estreou na derrota para a seleção inglesa por 2 x 1, e no empate contra a Rússia (1X1). A segunda convocação foi a do dia 14 de maio de 2013, para a Copa das Confederações.

0 comentários:

Postar um comentário