• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Dica Cultural: Dois de Julho – Sergio Guerra fará aula pública itinerante

Clique para ampliar

A programação cultural da Fundação Pedro Calmon/SecultBa no 2 de julho começa no dia 30 de junho (segunda-feira), com a aula pública itinerante Caminhos para o 2 de Julho: de Pirajá ao Campo Grande, que será ministrada pelo professor e historiador, Sergio Guerra Filho em pontos históricos como o Largo do Pirajá, Lapinha, Largo do Santo Antônio, Praça Municipal, Praça da Piedade e Campo Grande. A aula terá como tema as lutas pela emancipação do Brasil ocorridas nestes cinco locais, além dos festejos que envolvem a data magna da Bahia. Para participar, os interessados devem se inscrever até o próximo dia 27/06, exclusivamente por e-mail (cmb.fpc@fpc.ba.gov.br).

Organizada pelo Centro de Memória da Bahia, unidade vinculada à Fundação, a aula terá início às 8h, num roteiro que sairá da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris) em direção aos pontos específicos das lutas. Serão oferecidas 60 vagas e os participantes terão direito a certificado. Para a diretora do Centro de Memória, Jacira Primo, percorrer esse locais será uma forma participativa de conhecer a história da Bahia e do Brasil. “Vamos fazer o percurso do festejo do 2 de Julho, que é o caminho por onde passou o Exército Libertador, ao longo do qual o professor falará sobre o processo de luta e a simbologia da data. A intenção é difundir a história e memória da independência de forma interativa”, frisou Primo.

Sérgio Guerra Filho é doutorando em História pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e tem experiência em História Regional do Brasil e Ensino de História, atuando principalmente na temática da independência da Bahia e nas lutas populares.

O quê: Aula pública “Caminhos para o 2 de Julho: de Pirajá ao Campo Grande”
Quando: Dia 30 de junho, a partir das 8h, com saída da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris)
Itinerário: Largo do Pirajá, Lapinha, Largo do Santo Antônio, Praça Municipal, Praça da Piedade e Campo Grande
Quanto: Inscrição gratuita por e-mail (cmb.fpc@fpc.ba.gov.br), até 27/06. Vagas limitadas.
Fonte: ASCOM/FPC

0 comentários:

Postar um comentário