Clique para ampliar |
Em comemoração aos 40 anos de exibição da coleção que deu origem ao Museu Tempostal, o espaço apresenta a instalação visual Museu Tempostal: uma viagem no tempo, de 03 de junho a 21 de setembro.
A instalação visual reúne imagens de cartões postais da coleção que conta a história do museu e do colecionador Antônio Marcelino. “O objetivo é também destacar a importância do acervo na iconografia baiana. As imagens dessa mostra permitem ao público uma viagem no tempo e uma reflexão do verdadeiro significado dessa coleção”, explica Luzia Ventura, coordenadora do museu.
A história do Museu Tempostal começa a partir de 1947, com a chegada em Salvador, do sergipano Antônio Marcelino do Nascimento. Colecionador eclético, desde garoto começou a colecionar santinhos de catecismo, biscuits, estampas do sabonete Eucalol, entre outros. “Em 1952, no Colégio da Bahia, acompanhando o hábito de muitos colegas que colecionavam chaveiros, caixas de fósforo, flâmulas e outros temas, optei para o lado do cartão postal, que era adquirido em livraria, bancas e jornais e pedindo aos colegas e pessoas amigas”, contava Antônio Marcelino.
Testemunho de uma época, a coleção de cartões postais e fotografias de Antônio Marcelino foi adquirida em maio de 1995 pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Cultura e Turismo e abrigada no Museu Tempostal vinculado à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC). Em novembro de 1997 o Museu Tempostal foi inaugurado, garantindo a preservação de um importante acervo iconográfico. Instalado no sobrado número 33, da antiga Rua do Maciel, atual Gregório de Matos, prédio do qual foi proprietário o rico negociante Joaquim Pereira Marinho - Conde Pereira Marinho.
As peças, datadas do final do século XIX e meados do século XX, representam imagens de valor histórico, artístico e documental, não só da Bahia e do Brasil, mas também de diversos países do mundo, sobre as mais variadas temáticas. O acervo, atualmente ampliado através de novas aquisições, possui aproximadamente 45 mil peças, sendo as principais coleções: Bahia Antiga, Belle Èpoque, Estampas Eucalol, Estados Brasileiros e Países
O quê: Instalação visual Museu Tempostal: uma viagem no tempo
Quando: 03 de junho a 21 de setembro, terça a sexta, das 12h às 18h. Fins de semana e feriados, das 12h às 17h
Onde: Museu Tempostal - Rua Gregório de Mattos, 33, Pelourinho
Quanto: Gratuito
Mais informações: (71) 3117-6383
0 comentários:
Postar um comentário