• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 17 de junho de 2014

Tem Baianos nas Copas - Conheça os jogadores baianos que atuaram em Copas do Mundo

Sete jogadores baianos já foram campeões pela Seleção Brasileira de Futebol. O mundial de 2002, no Japão e Coréia do Sul, foi o que mais reuniu craques do nosso estado: Dida, Edílson, Vampeta e Júnior. Acompanhe o especial Tem Baianos nas Copas do blog da Biblioteca e conheça quais jogadores da Bahia já defenderam e quais vão defender a nossa Seleção na Copa do Mundo da FIFA 2014.

NAS COPAS PASSADAS: 


Edílson
Edílson da Silva Ferreira (Edílson) - Soteropolitano, também conhecido “Capetinha”, o atacante Edílson apareceu para o Brasil e o mundo em 1993, no Palmeiras, quando se tornou campeão brasileiro. Na passagem pelo Corinthians foi também campeão do Mundial de Clubes, em 2000, e bicampeão brasileiro (98 e 99). Jogou nos dois principais times baianos no final de sua carreira: Vitória, em 2007, e Bahia, em 2010, quando encerrou sua carreira. Atualmente, o pentacampeão do Mundo pela Seleção Brasileira de 2002 é empresário do cenário musical baiano.

Vampeta
Marcos André Batista dos Santos (Vampeta) - O volante nascido no município de Nazaré, Vampeta foi revelado pelo Vitória da Bahia em 1992, campeão baiano no mesmo ano e vice-campeão brasileiro no ano seguinte. Jogou também no PSV da Holanda, mas foi no Corinthians que ele ganhou status de ídolo ao conquistar títulos como o de bicampeão brasileiro (98 e 99) e campeão do Mundial de Clubes (2000). Participou do pentacampeonato do Brasil na Copa de 2002, no Japão e Coreia do Sul, e ficou imortalizado depois da comemoração do trunfo em Brasília, com suas cambalhotas no Planalto Central. Uma curiosidade é que o jogador, conhecido pelo jeito irreverente e provocador, tem no seu nome de guerra do futebol a junção de dois apelidos de infância: vampiro e capeta.

ESTE ANO:


Hulk
Hulk - Givanildo Vieira de Souza, o jogador Hulk, é paraibano de Campina Grande, mas foi revelado pelo Esporte Clube Vitória, tendo jogado apenas duas partidas pelo Leão da Barra. Depois da atuação na Bahia, o jogador foi transferindo para o futebol japonês, onde defendeu o Kawasaki Frontale. Mas foi pelas atuações no time do Porto (Portugal) que Hulk conquistou o reconhecimento internacional e chamou a atenção dos técnicos da Seleção Brasileira, com sua potentíssima canhota. Atualmente está no Zenit da Rússia. Na Seleção Brasileira tem 16 jogos e cinco gols.


Fonte: copa.bahia.com.br

0 comentários:

Postar um comentário