• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 20 de maio de 2014

Dica de Leitura: O Primo Basílio na Imprensa Brasileira do Século XIX - Estética e História

Clique para ampliar
A Dica de Leitura de hoje da Biblioteca é o livro O Primo Basílio na Imprensa Brasileira do Século XIX - Estética e História, de José Leonardo do Nascimento, especialista  em Teoria e Filosofia da História e História da Cultura e das Artes e livre-docente em Históra da Arte pelo Instituto das Artes da UNESP (campus São Paulo). Também é o organizador do livro Os Sertões de Euclides da Cunha: Releituras e Diálogos.

Em O Primo Basílio na Imprensa Brasileira do Século XIX - Estética e História, José Leonardo do Nascimento faz um estudo analítico crítico em duas partes da obra O Primo Basílio, de Eça de Queirós, e o seu impacto na imprensa e nas camadas letradas da época. 

Confira essas e outras obras no Setor de Empréstimos da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, que funciona de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 21h, e aos sábados, das 08h30 às 12h.  A solicitação de livros deve ser feita mediante cadastro prévio no próprio setor, e para se cadastrar é simples: basta ter mais de 13 anos e trazer um comprovante de residência e a carteira de identidade. 

Mais informações: (71) 3117-6021.

O Primo Basílio na Imprensa Brasileira do Século XIX - Estética e História - José Leonardo do Nascimento

Esse estudo visa analisar e reproduzir as leituras críticas de O Primo Basílio publicadas no Brasil, logo após o lançamento do livro, para, de uma só vez, definir as perspectivas estéticas vigentes na cultura letrada e fazer uma edição crítica dos documentos da época. O volume está organizado em duas partes. Na primeira, A Severidade da Crítica e os Hábitos da Terra, os textos sobre o romance e o drama teatral são analisados e comparados. Na segunda, no Apêndice, eles são publicados acompanhados de notas explicativas e comentários gerais.

Fontes: www.unesp.br ; livraria.folha.com.br

0 comentários:

Postar um comentário