• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 26 de maio de 2014

A Dica de Leitura de hoje presta a sua homenagem ao centenário de Irmã Dulce

Clique para ampliar
A Dica de Leitura de hoje presta a sua homenagem ao centenário de Irmã Dulce com a obra A Luta de Cada Um - Irmã Dulce, de Mabel Veloso.

Irmã Dulce foi uma religiosa católica, nascida em Salvador - Bahia, que dedicou a sua vida às obras sociais e atividades filantrópicas. A sua vocação para trabalhar em benefício da população carente surgiu quando era ainda muito nova e aos 13 anos, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, como foi batizada e era conhecida na época, já havia transformado a casa da sua família num centro de atendimento a pessoas carentes, manifestando o seu desejo de dedicar-se à vida religiosa.

Conhecida com O Anjo Bom da Bahia, a freira veio a falecer em 13 de março de 1992, pouco tempo antes de completar 78 anos, deixando um legado de amor e serviço aos mais necessitados, e prestando assistência a milhares de pessoas por todo o estado através das Obras Sociais Irmã Dulce, por ela fundada. 

Irmã Dulce foi beatificada em 2011, quando passou a ser reconhecida com o titulo de Bem-aventurada Dulce dos Pobres, com inúmeros fiéis por toda a Bahia. Hoje, 26 de maio de 2014, ela completaria 100 anos de seu nascimento, e está em processo de canonização  partir de um decreto papal.

Essa e outras obras podem ser solicitadas no Setor de Empréstimos da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, que funciona de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 21h, e aos sábados, das 08h30 às 12h.  A solicitação de livros deve ser feita mediante cadastro prévio no próprio setor, e para se cadastrar é simples: basta ter mais de 13 anos e trazer um comprovante de residência e a carteira de identidade. 

Irmã Dulce - Mabel Veloso

A coleção A luta de cada um mostra brasileiros notáveis que corajosamente enfrentaram inúmeros desafios em busca de um mundo melhor. Este livro conta a história de Irmã Dulce, que deste muito jovem mostrou uma enorme preocupação com as pessoas carentes, não se conformando com as injustiças sociais. Suas obras assistenciais multiplicaram-se pela cidade de Salvador: abriu hospital, restaurante popular, banco de leite materno, centro educacional, até mesmo inaugurou cinemas para promover a cultura e o lazer entre a população mais humilde, angariando também fundos para mais ações sociais. O livro é repleto de belas fotografias de Irmã Dulce que ilustram toda esta trajetória incansável de luta pelos mais necessitados.

0 comentários:

Postar um comentário