• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Dica de Leitura: Vida longa ao Rock and Roll

Biografia do grupo Os Mutantes faz parte da Dica de Leitura da Biblioteca
O Dia Mundial do Rock é só amanhã (13), mas na Biblioteca tem rock todo dia! A Dica de Leitura de hoje é uma homenagem a este gênero musical, que, para muitos, chega a ser um estilo de vida. No Brasil, o bom e velho Rock and Roll ganhou força a partir da década de 70. De lá para cá, muitos nomes fizeram história: Raul Seixas, Rita Lee, Cazuza, Legião Urbana, Titãs, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, entre outros.

A data é uma alusão a realização de dois mega eventos: em 13 de julho de 1985, o Live Aid, que teve shows simultâneos em Londres e na Filadélfia, com grandes nomes da música mundial, como The Who, Scorpions, Queen e David Bowie; já em 13 de julho de 2005, aconteceu o Live 8, que teve sede em mais países e participação de um maior número de artistas, entre eles a lendária banda Pink Floyd.

Confira a seguir as nossas sugestões de leitura, com livros que podem ser encontrados para consulta no Setor de Artes, que funciona de segunda à sexta-feira, das 09h às 18h. A dica vale para os apaixonados pelo gênero que une baixos, baterias potentes e guitarras invocadas e para aqueles que querem saber mais sobre o tema:

Songbook Rita Lee (Volumes I e II) – Produzido por Almir Chediak

Cada volume traz 34 músicas de Rita Lee, contendo melodia, letra e harmonia para violão, guitarra, piano, órgão e outros instrumentos. Além das canções, os livros trazem entrevistas, discografia, reportagens e fotografias da carreira da cantora.

O que é Rock – Paulo Chacon

O livro traz um breve relato sobre o rock, abordando, através de cinco capítulos, seus conceitos, sua história e sua relação com a política. A obra traz, ainda, uma indicação de leitura, com uma série de livros relacionados ao tema.

BRock, o Rock Brasileiro dos Anos 80 – Arthur Dapieve

Partindo da biografia das principais bandas brasileiras, Arthur Dapieve monta um painel do movimento que mudou a MPB na década de 1980. BRock faz também uma avaliação crítica dos discos e shows mais importantes da época e das perspectivas que a geração de Cazuza e Renato Russo deixou.

A Divina Comédia dos Mutantes – Carlos Calado

Composto a partir de dois anos de pesquisas e cerca de duzentas entrevistas, o livro do jornalista e crítico musical Carlos Calado reconstitui a trajetória da banda desde suas origens, em 1966, até sua dissolução, em 1978. O material recolhido por Calado traduz toda a irreverência e originalidade do grupo, considerado por muitos o maior fenômeno do rock brasileiro de todos os tempos. Além de contar em detalhes toda a história dos Mutantes, o livro é ilustrado com mais de cem fotografias e traz ainda a discografia completa da banda.

0 comentários:

Postar um comentário