• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

quinta-feira, 18 de julho de 2013

"Café Científico Salvador" acontece esta sexta-feira na Biblioteca

Clique para ampliar
A Biblioteca receberá nesta sexta-feira (19) o "Café Científico Salvador", com a presença da Profa. Paula Ristow, em uma palestra com o tema “Biofilmes bacterianos e sua importância médica e ambiental”. O evento acontecerá na Sala Katia Mattoso, às 18h, com entrada gratuita.

Biofilmes são comunidades de microorganismos aderidos a superfícies bióticas (como tecidos de plantas, de humanos ou de animais) ou abióticas (plástico, vidro, metal), envoltos de tal forma entre si, que ficam protegidos de condições desfavoráveis no ambiente ou em hospedeiros. Os biofilmes são considerados o principal modo de vida das bactérias, que vivem em comunidades multicelulares e não como organismos unicelulares de vida livre, como se acreditava anteriormente.

Os biofilmes podem ocorrer naturalmente em rios e lagos. Na área médica, os biofilmes bacterianos podem estar associados a doenças infecciosas crônicas, causando maior resistência ao tratamento antibiótico e maior taxa de letalidade. Podem também estar associados a doenças adquiridas em ambientes hospitalares, como a colonização de feridas cirúrgicas e implantes médicos, como prótese, sondas e cateteres ou na colonização em animais, através de biofilmes em parasitas que favorecerem a transmissão de doenças aos hospedeiros.

A Leptospira, bactéria causadora da leptospirose, forma biofilmes. Esta é uma zoonose endêmica no Brasil, ou seja, uma doença que acomete os animais e é transmitida aos seres humanos e ocorre com alta frequência em nosso país. Estudos estão em andamento para compreender o papel do biofilme in vitro (produzido em laboratório, em sistema de vidro) e in vivo (dentro de um organismo) no contexto desta doença. O foco da palestra no Café Científico será o papel dos biofilmes no estudo e diagnóstico de doenças, implicando na produção de vacinas e medicamentos.

Paula Ristow é médica veterinária formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), possui Mestrado e Doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Professora Adjunta de Biologia Celular e Molecular na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência em Microbiologia Médica, Biotecnologia e Doenças Infecciosas de Animais, atuando principalmente em patogênese molecular, biofilmes e desenvolvimento de vacinas. Desenvolve pesquisas em biofilmes, patogênese e imunoprofilaxia da leptospirose.

Quando: Dia 19 de julho (sexta-feira), às 18h
Onde: Sala Katia Mattoso – Biblioteca Pública do Estado da Bahia, 3º andar
Quanto: Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário