Clique para ampliar |
Após 100 dias de exposições, intervenções artísticas, ciclos de filmes, performances, encontros e oficinas educativas, a 3ª Bienal da Bahia chegou ao fim em setembro do ano passado, deixando um enorme legado cultural e social, além da expectativa para uma possível 4ª Bienal da Bahia.
E como primeira biblioteca pública do Brasil e da América Latina, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia não poderia ficar de fora do evento, sediando a “Bienal Inverso”, que abrigou uma série de intervenções artísticas e uma visita guiada noturna pontuada por aparições performáticas, realizada pelo GT Bibliotecas.
Clique para ampliar |
Agora, a 3º Bienal da Bahia lança o Jornal dos 100 dias da Bienal da Bahia como mais um registro dos trabalhos realizados durante o projeto, que aconteceu entre os dias 29 de maio e 07 de setembro de 2014, em diversos espaços de Salvador e de outras 9 cidades do interior baiano. E para brindar a parceria com a Biblioteca Pública, a diretora Ivana Lins, teve o seu texto, intitulado Culto ao Espaço, contemplado no Jornal dos 100 dias da 3ª Bienal.
Em suas palavras, Ivana Lins apresenta a Biblioteca sob a perspectiva de um “equipamento cultural” e atual, e ressalta sua importância sociocultural para a Bahia e para o mundo. “Emerge desse período uma biblioteca orientada para o desenvolvimento de ações culturais, indo além da preservação de livros e prestação de serviços de informação. Começa-se a pensar numa biblioteca com experiências que sobrepõem àquelas descritas em papel, uma biblioteca de experiências vivas de luta pela liberdade de expressão, de desenvolvimento humano e de manifestações culturais.”, afirma Ivana em seu texto.
O Jornal dos 100 dias é um produto da 3ª Bienal da Bahia com edição limitada. O texto completo da diretora da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Ivana Lins, pode ser lido na pág 79. O acesso ao exemplar é restrito.
Mais Informações sobre a 3ª Bienal da Bahia, no site bienaldabahia2014.com.br
0 comentários:
Postar um comentário