• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Dica de Leitura: Gregório de Matos

Poeta Gregório de Matos
Há 317 anos, morria o Gregório de Matos, considerado o maior poeta barroco do Brasil e mais importante poeta satírico da literatura em língua portuguesa, no período colonial. Nascido em Salvador, no ano de 1623, Gregório se formou em Direito, mas foi na Literatura que fez sucesso, escrevendo poemas satíricos sobre a sociedade da época. Em função destas críticas, duras e muitas vezes desbocadas, às quais não escaparam políticos, empresários e nem religiosos, foi atribuído ao poeta o apelido de “Boca do Inferno”.

Em homenagem ao poeta baiano, a “Dica de Leitura” de hoje da Biblioteca indica três obras que podem ser consultadas na Instituição ou retiradas para empréstimo. O livro de contos Crônica do Viver Baiano Seiscentista está disponível no Setor de Pesquisa e Referência, somente para consulta.  Já no Setor de Empréstimo, entre os títulos de Gregório de Matos, estão os livros Gregório de Matos: obra poética e Os Melhores Poemas de Gregório de Matos.

Os títulos indicados ajudam o leitor a entrar no universo gregoriano e viajar, através das suas palavras, para a Bahia do século 17. Vítima de uma febre contraída em Angola, Gregório de Matos morreu em Recife, em 1695, deixando uma obra rica, de grande importância para a literatura nacional, editada após a sua morte.  

0 comentários:

Postar um comentário