• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dica Cultural: Lançamento da cartilha “Zumbi – de Palmares ao Pelô”

Zumbi - de Palmares ao Pelô

Como parte do "Festiquilombo Olodum 2012", a Escola Olodum lança no dia 23 de novembro, às 17 horas, na Casa do Olodum -  Pelourinho, a cartilha “Zumbi – de Palmares ao Pelô”. Desde 1984, a Escola Olodum trabalha com educação interétnica, participando do processo de efetivação da Lei Federal nº 10.639/03, que prevê a inclusão da temática afrobrasileira nos currículos das redes de ensino.

De forma lúdica, nos traços do cartunista Mauricio Pestana e patrocinada pela Petrobras, a Escola Olodum retrata história do grande guerreiro  Zumbi, em Palmares – Alagoas (à época Pernambuco) com toda sua destreza,  astúcia  e estratégia militar na luta contra a opressão dos colonizadores. Apresenta, ainda, o seu legado de busca pela liberdade, que nos inspira, nos dias de hoje, a lutar por respeito, por eqüidade, por condições de vida digna para todas e todos e pelo resgate da cultura ancestral africana. 

A cartilha “Zumbi - de Palmares ao Pelô” vem acompanhada de um CD, com as músicas “Zumbi Rei”, do saudoso Germano Meneghel; e “Zumbi - Olodum Griot”, de Rafael Manga, vencedora do Festival de Artes e Música do Olodum Mirim – FEMADUMzinho 2012. Ambas são tocadas pelos jovens aprendizes da Escola Olodum, no nosso ritmo tradicional, ou seja, o samba-reggae.  

A cartilha, junto com o CD, é mais um recurso didático que a Escola Olodum propicia para contribuir com a implementação da Lei N.º11.769/08, que estabelece a obrigatoriedade  do ensino de música nas escola de educação básica e da Lei N.º 10.639/03, que prevê a inclusão da temática afro-brasileira nos currículos das redes de ensino e que pode ser trabalhada em sala de aula, promovendo o resgate da história dos verdadeiros heróis que lutaram pela paz, pela igualdade e pelo exercício pleno da cidadania na sociedade brasileira. A cartilha é gratuita e só será distribuída neste dia.

Quando: dia 23/11 (sexta-feira), às 17h
Onde: Casa do Olodum (Pelourinho)
Quanto: Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário