• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Dica Cultural: Museus do Pelourinho comemoram mês da Consciência Negra

Obra “Máscara Nimba”, que integra da Exposição de Arte Africana/Foto: Ariadne Ferraz
Em novembro, a Galeria Solar Ferrão, o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica e o Museu Tempostal, instituições vinculadas a Diretoria de Museus do IPAC e localizadas no Pelourinho, promovem uma programação especial em comemoração ao mês da Consciência Negra.

O Setor Educativo do Solar Ferrão realiza o projeto Contação de Histórias – Contos e Lendas Africanas durante todas as quintas-feiras deste mês, sempre às 10h e às 15h. O projeto, com entrada franca, consiste na leitura de histórias sobre a cultura, mitos e moradores do continente e tem a coordenação do arte-educador Ubirajara Santos. A atividade tem como objetivo proporcionar um momento de aprendizado lúdico para as crianças, com a promoção de um desenvolvimento cultural que leve em consideração noções de tradição e vivência de outros povos.

Outro evento sediado pelo Ferrão é a Exposição de Arte Africana – Coleção Cláudio Masella, que apresenta a riqueza estética e a diversidade da produção cultural africana do século XX, expressada em objetos, sobretudo máscaras, estatuetas e utensílios de uso cotidiano ou ritualístico. Doadas ao Governo do Estado da Bahia, em 2004, pelo industrial italiano Claudio Masella, as obras representam vários estilos étnicos das sociedades africanas.

Já os museus Udo Knoff e Tempostal promovem em parceria o projeto Tarde Consciente, no dia 23 de novembro, no Largo Tereza Batista, às 15h. A atividade, também gratuita, contará com apresentações musicais e de dança, além da palestra “O Jovem Negro no Cenário da Sociedade Atual”, ministrada pela educadora e mestra em estudos étnicos africanos pela Universidade Federal da Bahia, Sueli Conceição.

Fonte: DIMUS BA

0 comentários:

Postar um comentário