• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado com teatro na Biblioteca

Clique para ampliar
Hoje, 20 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. Estabelecida pelo projeto de lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003, a data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade conscientização e à conscientização sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. O dia 20 de novembro foi escolhido em homenagem ao líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, que morreu na mesma data, em 1695.

Homenageando o Dia Nacional da Consciência Negra, a Biblioteca promove, durante todo o mês, ações culturais e exposições temáticas, que celebram a importância e as conquistas do povo negro. Ainda hoje, serão apresentados na Instituição os espetáculos teatrais “O Negrinho Escravo e Outros Contos Crioulos”, no Setor Infantil, e “Nação Zumbi e Outros Contos Negreiros”, no Quadrilátero.

As montagens são resultado da oficina de teatro e contação de histórias “Negritude em Cena”, realizadas no mês de outubro na Biblioteca, conduzidas pelo ator e arte-educador Raimundo Moura. As apresentações acontecem simultaneamente, às 16h, e tem entrada gratuita.

Exposições

A Subgerência de Informação e Atendimento ao Público (SIAP) realiza mostra do acervo de livros sobre o negro brasileiro até o dia 30/11, no Setor de Pesquisa e Referência (térreo). A Subgerência de Periódicos faz, até o dia 30/11, uma mostra da sua coleção de periódicos raros na Sala de Exposições do 1º andar, focando fatos quem enriquecem a memória do povo negro, que construiu sua consciência através de lutas de resistência. O Setor de Documentação Baiana (3º andar) realiza exposição abordando a importância histórica e cultural dos Terreiros de Salvador através de materiais bibliográficos, até o dia 10/12. Já o projeto “Música no Áudio” faz uma homenagem aos negros que fizeram e fazem história na música baiana, no Setor de Recursos Audiovisuais (3º andar). Na mostra, o público pode conferir discos compactos e discos de vinil, além de VHSs, CDs e DVDs de grupos musicais e cantores baianos.

Confira a programação completa do Novembro Negro na Biblioteca clicando aqui.

O quê: espetáculos teatrais “O Negrinho Escravo e Outros Contos Crioulos” e “Nação Zumbi e Outros Contos Negreiros”
Quando: dia 20/11 (terça-feira), às 16h
Onde: Setor Infantil e Quadrilátero (térreo)
Quanto: Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário