Simon Njami/Foto: David Damoison |
Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra (20/11), o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) recebe no dia 10 de novembro, às 11h, o crítico de arte camaronês Simon Njami, com a palestra Visões da África Contemporânea. O evento integra a programação do "I Encontro das Culturas Negras" (que acontece de 8 a 12 de novembro), do Projeto Novembro Negro, idealizado pelo Governo do Estado da Bahia, através das secretarias da Cultura (SecultBA) e de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).
Durante a palestra, Njami deve analisar a arte contemporânea africana no momento atual, abordando questões sobre o status do artista africano, o mercado da arte, o impacto de iniciativas culturais que fomentam essa produção, de forma a desmistificar a visão primitivista que povoa o imaginário ocidental com máscaras, tribos e rituais. O I Encontro das Culturas Negras marca o início da “Década Afro Descendente” em Salvador – período estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) após um ano de debates em torno do racismo e da situação social, econômica e política da população negra mundial na contemporaneidade.
A programação do encontro contempla mesas redondas e plenárias com artistas, pesquisadores, intelectuais, militantes, produtores e agentes culturais, reunidos para discutir diversos temas sobre culturas negras, além de oficinas de comunicação e videodança, exposições e programações artísticas.
Simon Njami é um curador independente, crítico de arte e um dos co-fundadores da publicação Revue Noire, sediada em Paris. Por 20 anos, de 1991 a 2001, a revista circulou com o objetivo de chamar as atenções e promover a Arte Contemporânea Africana. A publicação focava em temas relacionados a regiões da África e outras partes do mundo, como moda, gastronomia, artes performáticas e a crise da AIDS. Em seu papel como curador, Simon Njami organiza diversas exposições de arte e fotografia africanas. De 1997 a 2007, trabalhou como curador da Bienal de Fotografia Africana Rencontres de Bamako, além de ter feito a curadoria da expo África Remix: Contemporary Art of a Continent, que teve turnê internacional em 2004, bem como a co-curadoria, com Fernando Alvim, do primeiro Pavilhão Africano na 52ª Bienal de Veneza em 2007.
Quando: Dia 10/11 (sábado), às 11h
Onde: Cinema do MAM-BA (Av. Contorno)
Quanto: Gratuito
Informações: (71) 3117-6141
0 comentários:
Postar um comentário