Imagem: Divulgação |
Os Sertões, escrito por Euclides da Cunha, é a inspiração para a exposição “Os Sertões de Euclides da Cunha em Xilogravuras de Gabriel Arcanjo”, na qual o artista se debruça de forma mais detalhista sobre a Guerra de Canudos em 20 xilogravuras inéditas. Contemplado com o Edital de Demandas Espontâneas da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia em 2011, a exposição conta ainda com o apoio da Biblioteca Pública do Estado da Bahia.
A exposição acontecerá em Salvador e Canudos. Na capital, a mostra acontece no Vão do Foyer da Biblioteca, com abertura programada para às 18h do dia 23 de agosto (quinta-feira), e segue aberta à visitação até o dia 24 de setembro. Na cidade sertaneja, a mostra vai ganhar as ruas através de 20 banneres em grandes dimensões, com abertura no dia 30 de agosto. Em cada cidade o artista ministrará uma oficina de xilogravura, com duração de 04 (quatro) horas, para 20 jovens.
A proposta estética de Arcanjo é mostrar aquele que foi (e ainda é), para muitos pesquisadores, o maior livro-reportagem já feito em língua portuguesa. A obra, lançada em 1902, foi escrita com base na cobertura que o escritor fluminense Euclides da Cunha fez sobre o sangrento episódio como correspondente de o Estado de S.Paulo.
Quando: de 23/08 (quinta-feira) a 24/09, de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 21h; aos sábados, das 08h30 às 12h; e aos domingos, das 10h às 16h
Onde: Vão do Foyer (térreo)
Quanto: Gratuito
Gabriel Arcanjo, é um grande mestre da xilogravura.Meus respeito e cumnprimentos ao nobre poeta, que utiliza sua arte para passar informação cultural.Alegro-me por um dia re-lo conhecido, e isso foi na 10ª Bienal em Salvador em 2011.]
ResponderExcluirForte abraço do poeta e cantador da cidade Aporá Bahia(Carlos Silva)