• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

terça-feira, 31 de julho de 2012

Solenidade na Biblioteca apresenta vencedores do Prêmio Katia Mattoso de História da Bahia

Clique para ampliar
A Fundação Pedro Calmon/SecultBA divulgou o resultado final do Prêmio Kátia Mattoso de Historia da Bahia, publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 28 de julho de 2012. Foram contempladas três obras nas seguintes categorias: dissertação de mestrado, tese de doutorado e livro publicado sobre História da Bahia em 2011. Alguns trabalhos também receberam menção honrosa. A entrega do prêmio será realizada na próxima segunda-feira (06), às 17h30, na Sala Katia Mattoso da Biblioteca e tem entrada gratuita.

Veja a lista de vencedores. 

Após a premiação, haverá a palestra do professor Luiz Felipe de Alencastro, doutor em História pela Universidade de Paris-Nanterre e docente da disciplina de História do Brasil na Universidade de Paris-Sorbonne. Alencastro é autor da publicação O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul, séculos XVI e XVII, organizador do volume II da coleção História da vida privada no Brasil, Império - A corte e a modernidade nacional, além de ser autor de diversos artigos publicados no Brasil e no exterior. O público poderá conferir também a exposição Revolta dos Búzios: Heróis Negros do Brasil, no Quadrilátero da Biblioteca. 

Prêmio - O Prêmio Katia Mattoso de Historia da Bahia é uma promoção conjunta da Fundação Pedro Calmon/SecultBA e Assembléia Legislativa da Bahia, para consagrar a produção acadêmica sobre a história do estado. Ao todo foram 25 concorrentes, entre livros, teses e dissertações em língua portuguesa, publicados ou defendidos até dezembro de 2011. A comissão de seleção foi composta por doutores em História de universidades brasileiras, que avaliaram critérios como originalidade, erudição bibliográfica, rigor metodológico, esforço de pesquisa e criatividade narrativa.

“Acredito que esta premiação é a melhor forma de mantermos viva a memória da historiadora e dar continuidade ao que ela mais gostava de fazer: estimular jovens pesquisadores interessados na história da Bahia”, afirma o professor Ubiratan Castro de Araújo, diretor-geral da Fundação Pedro Calmon/ SecultBA.

Quando: dia 06/08 (segunda-feira), às 17h30
Onde: Sala Katia Mattoso (3º andar)
Quanto: Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário