• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Dica de Leitura: Dia do Amigo

Clique para ampliar
No Dia do Amigo, a Dica de Leitura da Biblioteca é para a garotada. A amizade é um tema frequente na literatura infantojuvenil e convida para viagens emocionantes no mundo das letras. Não à toa: é justamente na infância que o ser humano desenvolve as suas primeiras relações de amizade, que, muitas vezes, duram para toda a vida. Nada como comemorar a data com os amigos e, claro, com uma boa leitura!

O Amigo do Rei, de Ruth Rocha, e Um Amigo Para Sempre, de Marina Colasanti, falam sobre a amizade narrando duas relações bem diferentes: o primeiro, entre duas crianças na época da escravidão e o segundo, entre um homem e um pássaro. Os livros estão disponíveis no Setor Infantil da Biblioteca (térreo), onde é possível fazer consulta do acervo e retirada para empréstimo. Mais informações: (71) 3117-6093. Saiba mais sobre os livros:

O Amigo do Rei – Ruth Rocha
No Brasil, no tempo da escravidão, brancos e negros não podiam ser amigos. Mas, para as crianças, quem mandava era o coração. E o escravo Matias era amigo de Ioiô, seu patrão. Brincavam e brigavam, indiferentes a qualquer lei, sem saber que, um dia, um deles ainda seria rei.

Um Amigo Para Sempre – Marina Colasanti
Este livro traz uma história baseada em fato real. Luandino Vieira é um escritor angolano que lutou pela independência do seu país e por isso foi preso. Na prisão ele só podia sair da cela uma vez por dia. Nesses passeios, surge um passarinho que vem comer migalhas do seu pão. São meses de paciência para que a distância entre o homem e o pequeno pássaro desapareça. Até que um dia o passarinho não volta mais. Foi cumprir seu destino de liberdade, como o homem ainda vai cumprir.

0 comentários:

Postar um comentário