• Neste mês de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 204 anos! Confira a história dessa Instituição bicentenária!
  • Todas as segundas e quartas-feiras, a Biblioteca promove gratuitamente duas sessões de cinema, com o projeto "Filme na Biblioteca". Confira a programação!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!
  • Biblioteca é lugar de criança! Confira as oficinas do mês no Setor Infantil e traga a garotada para uma viagem pelo mundo do livro, com muita cultura e diversão!

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Por Dentro Da Biblioteca: Música nos corredores movimenta a Biblioteca

Daniel Cardoso (Subgerente do Setor Administrativo da BPEB)
Foto: Taiana Figueiredo
Através de uma iniciativa do subgerente do Setor Administrativo, Daniel Cardoso Nascimento Filho, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia agora tem música ecoando pelos corredores durante todo o dia. Pensando em criar um espaço de convivência para os funcionários, Daniel requalificou um espaço anexo à Sala da Administração, no 3º andar da Instituição, que anteriormente era utilizada para guardar objetos sem uso e materiais para serem enviados à outras unidades, redistribuindo os equipamentos no espaço, e criando, como ele chama, um "mini-complexo" com um novo espaço para os horários de descanso dos funcionários. "Aqui na Biblioteca eu vejo espaços para muitas linguagens, para muitas coisas, muitas ações. As pessoas vêm de fora e fazem várias coisas. Por que nós aqui não podemos expor nossas ideias que podem levar a algo para se compartilhar com os outros, para que eles também participem dessas “loucuras” e se beneficiem, e dali dar o impulso pra outros, como uma locomotiva, uma dinâmica?", explica.

Exposição O Livro | Foto: Taiana Figueiredo
O espaço conta com estantes de livros e revistas vindos de doações e trazidos pelo próprio subgerente, cadeiras, televisão, e aparelho de som, cuja música pode ser ouvida pelos funcionários e frequentadores em todos os andares da Biblioteca. Durante o dia, sucessos de cantores dos anos 60 e 70, como Ivan Lins, Chico Buarque, Elis Regina, entre outros, e até mesmo músicos eruditos, como Beethoven, são trazidos pelo Subgerente. Segundo Daniel, até o momento ele não recebeu reclamações ou críticas quanto ao volume ou escolha das músicas. "Eu comecei ontem, dia 27/08 (segunda-feira), e acho que as pessoas gostaram. A altura do som é tranquila, não houve reclamações... gosto muito de críticas, mas não houve, até agora, nenhuma. Pelo contrário, às vezes eu olho pela janela, como agora a pouco, e vejo o pessoal lá em baixo dançando Chico Buarque cantando.", conta.
Exposição O Livro | Foto: Taiana Figueire

Além disso, ainda por iniciativa dele com a ajuda de outros funcionários e da Gerência Técnica (Getec), uma exposição com 14 pôsteres mostra o passo-a-passo de como acontece a confecção de um livro, também no 3º andar. O material da exposição chamada O Livro, foi encontrado durante a arrumação do depósito do 2º andar do prédio, e após passar por uma limpeza, está exposto na saída do elevador próximo à sala criada por Daniel. Segundo ele, a ideia é que enquanto as pessoas esperam pelo elevador, possam ler e aprender um pouco mais sobre o processo de confecção dos livros.

Daniel chama sua iniciativa de “O Movimento Move Mentes”, pois pretende impulsionar outras ideias como a sua, e quer ampliar o uso do espaço para a realização de eventos, como mini-palestras e bate-papos, para os funcionários ou frequentadores que se interessem pela proposta. “Com o ‘Movimento Move Mentes’ também estou querendo citar o espaço antigo. Assim: ‘Com-Plexo-És-Tu-Do-Mundo’, referente a frase ‘Complexo Estudo do Mundo’, com as sílabas separadas, porque aqui você pode falar de tudo sobre o mundo, o universo...”, conta Daniel. 

0 comentários:

Postar um comentário